Natália Fávero/ON
Os 360 alunos do IE da Educação Infantil e do Ensino Fundamental iniciarão o ano letivo com uma nova maneira de aprender. Os professores do instituto estão sendo treinados para ensinar através de jogos de tabuleiro. O projeto Mente Inovadora (Mind Lab) tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitiva, social, emocional e ética do aluno. Além disso, essa proposta aproxima o professor dos estudantes.
Cerca de 30 docentes participaram da capacitação ocorrida nessa semana no IE. Os técnicos do projeto repassaram aos professores como utilizar os jogos didáticos. Segundo a diretora do IE, Raquel, será uma atividade prazerosa que ajudará os estudantes na vida cotidiana. “Os jogos têm regras o que ajuda na disciplina. A vitória e derrota contribuem para os alunos lidar com as frustrações da vida, ensina que o colega não é adversário e sim oponente, trabalha o respeito com os colegas e professores”, ressaltou a diretora.
O projeto atravessa as quatro paredes da sala de aula e trabalha os pilares essenciais da educação. Tanto o professor quanto o aluno receberão um kit. Os jogos poderão ser compartilhados no ambiente familiar. A didática está inserida dentro do currículo e será realizada uma vez por semana. Mensalmente os técnicos farão o acompanhamento do projeto. A escola adquiriu uma biblioteca de jogos com 45 tipos diferentes para desenvolver o raciocínio lógico que ajudará no desempenho das disciplinas.
Um novo aprendizado
Os professores estão empolgados com a nova maneira de ensinar. A professora de Matemática, Helena Mânica dos Santos disse que o raciocínio lógico desenvolverá a atenção, observação, estimulará o senso crítico e o respeito com o semelhante. “Com tanta concorrência enfrentada pelos professores, como a internet e outras tecnologias, nós temos que ter alternativas de ensino. Precisamos instigar o aluno para ele ir em busca de soluções elevando o interesse dele pelos estudos”, enfatizou a professora.
É preciso encantar os professores
A diretora pedagógica da Mind Lab no Brasil, Sandra Garcia disse que o projeto possibilita uma mudança na prática do professor que se torna um mediador no processo de aprendizagem criando um vínculo com o aluno. Segundo ela, os estudos realizados em anos anteriores mostram que os alunos que participaram do projeto conseguiram melhorar significativamente nas disciplinas de Matemática. A diretora que tem uma experiência de 35 anos na área da educação afirma que o projeto melhora o relacionamento entre alunos e professores. “É preciso encantar os professores que estão cansados de procurar uma alternativa para prender a atenção dos alunos. Apesar das dificuldades é necessário mostrar que a educação vale à pena. É através dela que acontecem as transformações das pessoas”, enfatizou.
O que é o Mind Lab?
É uma empresa especializada em Sistemas de Aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades para a vida moderna. É originária de Israel e está presente em mais de 30 países com mais de 1 milhão de alunos. Outras informações pelo site www.mindlab-brasil.com.br