Passaportes agora possuem chip de segurança

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Fernanda Bruni/ON

Os passaportes emitidos pela Polícia Federal (PF) em todo o país agora possuem chip de identificação digital que fica localizado na capa do documento e não pode ser visto a olho nu. Na Superintendência da PF de Passo Fundo, que abrange aproximadamente 115 municípios, a novidade passou a ser utilizada a partir da primeira quinzena de janeiro deste ano. Segundo Márcio Gusberti, funcionário do setor de emissão de passaportes, apenas um aparelho especial utilizado nos aeroportos e nas sedes da PF pode detectar o chip. “Esse procedimento visa dificultar a falsificação do documento uma vez que o arquivo é digital, possui assinatura eletrônica, a digital e a foto do dono do passaporte”, conta.

Gusberti afirma, porém, que o número de passaportes permanece com uma média diária de emissão de 28 documentos. Segundo ele, a procura não aumentou em relação ao outro modelo porque este se mantém sendo aceito até que o período de validade vença. O funcionário também disse que pessoas de todas as idades procuram a polícia para emitir o documento, mas que, neste período, o maior número de procura é de crianças que estão indo passar férias na Disney, nos Estados Unidos.

Para dar entrada na emissão de passaporte o interessado deve, primeiro, acessar o site da Polícia Federal www.pf.gov.br, acessar o link Passaporte e seguir a orientação. Conforme alerta o site o interessado em obter o passaporte deve ser brasileiro, preencher um formulário eletrônico de solicitação e agendamento e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, no horário e data agendados, portando toda a documentação. O atendimento leva de 4 a 5 dias úteis no posto da PF após o agendamento.

Documentos

Identidade, para maiores de 12 anos;

Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição;

Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino;

Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;

Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) referente à taxa de R$156,07* para a emissão do documento;

Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro;

CPF.

*Por conta do novo modelo de passaporte este valor sofrerá reajuste ainda sem data marcada.

Gostou? Compartilhe