Novo coordenador de saúde defenderá a Lei do SUS

Além de vereador, Alberi Grando assumirá a função de delegado regional de saúde. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

A meta do novo delegado da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS), Alberi Grando é defender o SUS, principalmente no que diz respeito às esferas de competência do Estado e do Município. O médico foi nomeado ontem (17/02) pelo Governo do Estado. No mesmo dia, Fabiano Bolner, que até então era o coordenador, foi exonerado do cargo. Grando já assumiu a função de delegado de saúde na década de 1990. Na próxima semana, está marcada uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni que repassará as diretrizes para a área.

A indicação de Grando foi feita pela executiva municipal do PDT, pelo deputado estadual Diógenes Basegio e pelo prefeito Airton Dipp ao secretário Simoni que também é pedetista. O ex-secretário de saúde conquistou nesse ano dois desafios: ser vereador e delegado de saúde de uma das maiores coordenadorias do Estado.  Ele afirmou que não há impedimento em assumir as duas funções, uma vez que já é médico concursado pelo Estado. “É uma missão que meu partido me deu. Vou trabalhar bastante e vou dar conta dessas duas funções”, disse Grando. A 6ª CRS abrange 58 municípios da região norte do Estado e tem aproximadamente 80 funcionários. O médico já conhece a maioria dos servidores da coordenadoria e sua experiência como secretário municipal de saúde deverá contribuir para desempenhar as funções. Ele pretende auxiliar os prefeitos e secretários municipais nas suas demandas. Grando ressaltou que Simoni deverá dar mais autonomia para as coordenadorias.

Meta principal

Grando pretende cumprir a Lei Orgânica da Saúde que define princípios e diretrizes para o SUS. O conjunto contínuo e articulado de ações e serviços, preventivos e curativos, individuais e coletivos, em todos os níveis de complexidade é considerado como um direito de: integralidade.

O seu objetivo será principalmente cumprir a determinação das competências em relação as obrigações do Estado e Município. Conforme a lei, ao Estado cabe promover a descentralização para os municípios dos serviços e ações de saúde e ao município gerir e hierarquizar os serviços de saúde em todos os níveis.

6ª CRS
Ela é responsável pelo planejamento, acompanhamento e gerenciamento das ações e serviços de saúde, numa relação permanente de cooperação técnica, financeira e operacional com os municípios com o objetivo de organizar os sistemas locais e regionais de saúde. A sede da 6ª CRS está localizada na rua Paissandu, esquina com Fagundes dos Reis.

Cargos indefinidos
Alguns cargos do segundo escalão em Passo Fundo continuam indefinidos. A 6ª Superintendência Regional do Daer está ainda sendo chefiada pelo engenheiro, Fabiano Oliveira. Ele está de férias e deverá retornar na próxima semana. A intenção dele era de permanecer no cargo ou ser transferido para mais próximo de sua cidade que é Santana do Livramento. O mesmo acontece com o cargo de coordenador da Secretaria do Trabalho responsável pelas políticas públicas e o coordenador regional do Sine.

O nome do novo diretor do Case já foi publicado no Diário Oficial. O ex-assessor parlamentar, Lauro Pazinato, em entrevista ao ON, disse que teve a nomeação publicada no dia 11 de fevereiro, mas que nada está certo em relação ao cargo e que poderá haver modificações de nomes para a direção do Case. Em contato com o Case, funcionários informaram que ninguém ocupou o cargo ainda.

Gostou? Compartilhe