O primeiro foco de larvas do mosquito transmissor da dengue, foi confirmado nesta segunda-feira em Passo Fundo. As larvas estavam em uma armadilha instalada pela secretaria municipal de Saúde, na vila Vera Cruz. Diante disso, as ações preventivas foram reforçadas no município.
O coordenador da Vigilância em Saúde do município, Edson Mocinho, disse que existem atualmente em Passo Fundo 310 armadilhas, em locais onde circulam pessoas e veículos, visando a prevenção e o controle dessa doença. É através dela, explicou, que a Vigilância Ambiental em Saúde consegue saber todos os tipos de mosquito que circulam no município.
A localização desse foco foi feita porque semanalmente os agentes de endemias visitam esses locais para coletas e envio de material a laboratório especializado. Esse foco descoberto foi confirmado na análise. Diante desse fato, relatou Mocinho, os 40 agentes, com a supervisão de dois biólogos e um veterinário, estão fazendo vistorias em 100% dos imóveis que ficam num raio de até 300 metros de onde as larvas foram encontradas.
Nesse momento, assinalou o coordenador, é fundamental que a população colabore, não deixando se formarem poças de água, pois é nelas que os mosquitos se instalam. “Todos esses locais de água parada devem ser eliminados”, completou. Como Passo Fundo é um pólo regional, as larvas podem ter vindo de carro ou caminhão”, relatou Edson Mocinho.
CEMITÉRIOS
Com o aparecimento desse foco, a secretaria de Transportes e Serviços Gerais promoveu uma reunião nesta segunda-feira com o pessoal da Divisão de Cemitérios. Foi dado um alerta geral para que sejam evitados os vasos com água parada em todos os cemitérios da cidade. Para reforçar a prevenção, a Prefeitura Municipal disponibiliza areia para que a população colocar nos vasos em vez de água.
Fonte: Assessoria PMPF