Redação/ON
A instabilidade verificada no clima de ontem (22) deve se repetir até o final de semana, quando então o tempo deve melhorar, mas só de domingo para segunda-feira. Até lá, pancadas de chuva isoladas e por vezes fortes fazem parte da previsão para todos os dias da semana.
De acordo com o observador meteorológico Aldemir Pasinato, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, até as 16 horas de ontem, as chuvas já haviam atingido a quantidade de 165,7 milímetros, o que é 12% acima da média esperada para o mês de fevereiro, de 148,3 milímetros. “A previsão aponta chuva para toda a semana, especialmente até quinta-feira. De domingo para segunda-feira é que o tempo melhora um pouco, mas amanhã (hoje, 23) é que se espera a maior quantidade de chuvas na nossa região para esta semana”, salienta Pasinato.
Para a quarta-feira (23) o aviso meteorológico do Inmet aponta a permanência do risco de chuva moderada a forte, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. Uma leve queda na temperatura máxima pode ser esperada, pois não deve passar dos 23ºC. A mínima fica em 19ºC.
Na quinta-feira (24), nada muito diferente. As temperaturas variam entre a mínima de 19ºC e a máxima de 23ºC e o céu fica nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas. Na sexta-feira (25) a variação entre as temperaturas mínima e máxima será mais evidente. A mínima prevista é de 16ºC e a máxima de 27ºC. O dia amanhece nublado a encoberto, melhorando no decorrer do período, mas com possibilidade de pancadas isoladas.
O sábado (26) será de mínima de 16ºC e máxima de 24ºC. O céu fica nublado no decorrer do período, com possibilidade de pancadas de chuva no final do dia. No domingo, mínima de 16ºC e máxima de 25ºC. O dia amanhece parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva, mas melhora no decorrer da tarde.
Trimestre de chuvas irregulares
Tal como foram os meses de dezembro de 2010 e janeiro e fevereiro de 2011, as chuvas no início do outono permanecem irregulares. De acordo com o prognóstico do Inmet, permanecem as anomalias, indicando a continuidade das irregularidades nas precipitações. Para os meses de março e maio os modelos apontam para precipitações abaixo do padrão em todo o Estado, com maior redução nas regiões da metade norte. Em abril, a previsão é de chuvas de acordo com o padrão.
Para as temperaturas mínimas, os modelos apontam para noites com temperaturas ligeiramente abaixo do padrão, especialmente no começo do trimestre. Já as máximas tendem a ficar ligeiramente acima do padrão.