Hemopasso precisa de doadores

Dos cerca de 60 doadores diários, o Hemopasso está recendo aproximadamente 30 doadores por dia. Apenas uma médica atende no hemocentro hoje

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Clarissa Ganzer/ON

O Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) recebe, em média, de 60 a 80 doares por dia. Nesse período, a média diária oscila entre 30 e 40 doares. Os tipos sanguíneos A- e O+ são os que apresentam o estoque mais reduzido.
O Hemopasso atende das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Como o processo para conservar o sangue pode ser demorado, é indicado que os doadores cheguem ao hemocentro até às 18h. Mais informações pelo telefone: 3311-5555.

Carnaval da doação
Durante o carnaval, o Hemopasso abre nos dias 3 (quinta-feira), 4 (sexta-feira) e 9 de março (quarta-feira). Nos dias 3 e 4 o atendimento funciona pela manhã e a tarde para agendamento de doadores e doadores de produção de plaquetas. “No dia 9, a princípio, o atendimento será só à tarde, porque dependemos de decreto municipal para saber se abrimos ou não o dia todo”, explica a coordenadora de captação de doadores, Alexandra Mazzoca. A próxima coleta acontece no dia 26 de março em Soledade.

Em um mês, mais médicos   
Atualmente o hemocentro disponibiliza uma médica hematologista, que trabalha 20h semanais. Dos seis médicos contratados, um morreu, três pediram demissão, e um está em atestado médico. O diretor do Hemopasso, Gustavo Cerutti, afirma, entretanto, que o atendimento segue normalmente. “Temos enfermeiros habilitados para fazer a triagem”, diz. O médico atende ocorrências e eventualidades, caso alguém passe mal durante o procedimento no local.
A direção do Hemopasso está negociando com a Secretária de Saúde para que dois ou três médicos sejam cedidos para o hemocentro. “É uma questão legal, de viabilidade. Acredito que os moradores dos bairros da cidade necessitam mais de médicos do que aqui. A previsão é que em 30 dias, teremos mais médicos”, indica Cerutti.

Gostou? Compartilhe