Fenafrango só em 2012

Com a intenção de fazer uma feira maior, direcionada para Passo Fundo e região, presidente da Acisa anuncia prorrogação do evento para 2012

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Fernanda Bruni/ON

A terceira edição da Feira Nacional do Frango (Fenafrango), que deveria acontecer este ano, em Passo Fundo, foi prorrogada para 2012. O anúncio aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Passo Fundo (Acisa), na noite de ontem, pelo presidente da entidade Aido Fante. “Em parceria com o Sindicato Rural, percebemos que este ano tínhamos vários motivos para não realizar o evento. Por isso resolvemos planejar para 2012 com um perfil mais aberto direcionado não só para o frango, mas para tudo que Passo Fundo produz, em todos os segmentos”, declarou Fante.

Questionado sobre o que havia motivado o cancelamento do evento neste ano, o presidente disse que não tem a ver com a crise que o setor avícola sofreu por conta da inadimplência da Doux Frangosul, terceira maior fabricante de carnes do país, em 2010, a fornecedores de frango e de grãos para ração das aves. “Nós não temos o foco da crise. Sabemos que a Doux está se recuperando, então não temos essa conotação. Até porque o setor avícola, este ano, está em alto crescimento. O Brasil é um dos maiores exportadores e produtores de aves. Pode haver algum problema em algum segmento, mas isso não vai nos afetar aqui em Passo Fundo”, comentou Fante.

O presidente afirmou que todas as verbas que deveriam vir para a realização do evento chegaram, mas a intenção é fazer um evento maior, com profissionalização da organização. “Para tomarmos a decisão de não fazer a feira esse ano, fizemos mais de 20 reuniões. Teremos um curto período de recesso e, na segunda quinzena de abril, devemos botar em prática todas as ações como programar a coordenação, terceirizar a organização do evento, porque os empresários, tanto do Sindicato Rural, quanto da Acisa, não têm tempo para visitar empresas e formar parcerias. Temos mais de um ano para fazer um bom trabalho e mostrar para todos o que Passo Fundo tem de melhor”, destacou.

Presenças
Na oportunidade, estiveram presentes o Secretário do Desenvolvimento do município, Marcos Cittolin (PSB), representando o prefeito Airton Dipp (PDT), o vereador João Pedro Nunes (PMDB), representando o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Miguel Scheis (PDT), e o Deputado Estadual Diógenes Basegio (PDT) que se pronunciaram positivamente sobre a decisão da entidade.

Cittolin disse que Passo Fundo está caracterizada como uma capital regional, por isso, não pode pensar em fazer evento somente para o município. “Temos que fazer eventos para toda a região. Não precisamos nos sentir derrotados. Este é um momento de lucidez para melhor programar a feira. Este evento não está sendo sepultado, ele será melhor organizado para ser ainda maior”, declarou.
O vereador João Pedro enfatizou o apoio da Câmara nessa decisão. “Tenho certeza que a próxima será uma grande feira. Não realizá-la agora é uma decisão madura a qual eu parabenizo”, pontuou.
Para o deputado Basegio, às vezes é melhor dar um passo para trás agora para se avançar com mais segurança depois. “Estamos juntos nessa caminhada, fortalecendo nossas ações, pensando numa feira mais ampla. Isso oportuniza que Passo Fundo mostre todo o seu potencial. Achei esse recuo da Acisa inteligente”, finalizou.

Expoacisa

Aido Fante garantiu, porém, que a 7ª Expoacisa está confirmada e deve acontecer em novembro de 2011. O presidente destacou que só falta acertar a data com Bourbon Shopping. O evento que começou em 2004 com 20 expositores, teve, na sua última edição, em 2010, cerca de 140 estandes com as principais empresas, nomes e marcas de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe