Redação/ON
Um total de 20.177 alunos volta a ocupar as salas de aula das escolas estaduais a partir de hoje em Passo Fundo. Uma das principais mudanças para este ano letivo é o retorno do turno de 4 horas de aulas. No ano passado houve uma ampliação de 30 minutos em cada turno, que não será retomada em 2011. “Queremos respeitar o regime de trabalho. Professor trabalha 20 horas ou 40 horas semanais, portanto 4 horas por turno. Essa é a nossa orientação. Dentro disso, a distribuição de períodos fica por conta da gestão democrática de cada escola”, afirma a coordenadora regional de Educação, Marlene Silvestrin.
Conforme ela, não deve faltar vagas. Na região de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) serão cerca de 46 mil alunos voltando às aulas nas 122 escolas da rede. E a meta para 2011 é a qualificação. “Com tudo que passamos, que vivemos em termos de desestruturação da educação ao longo desses 30 anos últimos, os professores, os funcionários, os diretores de escolas são verdadeiros heróis. Queremos dedicar o nosso esforço para proporcionar uma educação de qualidade, de qualidade social, de resposta aos anseios da nossa comunidade”, ressalta Marlene.
No estado
O secretário estadual de Educação, José Clovis de Azevedo, será o responsável pela aula inaugural para os estudantes no Instituto da Educação, em Porto Alegre. Após, num ato simbólico, que será um passeio pelas dependências da entidade, firma o compromisso de preservar e resgatar o valor histórico da instituição de ensino. “Será uma forma de demonstrar nossa preocupação com este importante patrimônio coletivo da sociedade gaúcha”, disse Azevedo.
Ano letivo
Em todo Estado, as atividades de volta às aulas mobilizarão os cerca de 1,1 milhão de alunos, que iniciam hoje o ano letivo nas mais de 2,5 mil escolas da rede pública estadual.
A Seduc está trabalhando para o início do ano letivo com diversas atividades nas regiões das 30 coordenadorias regionais de Educação, assegurando que as escolas estejam supridas com os recursos necessários para o desenvolvimento das aulas, e orientando as comunidades escolares sobre a retomada das aulas.
Para o ano letivo de 2011, estão sendo programadas ações de convergência com os eixos norteadores do trabalho da atual gestão da Seduc, como as políticas de formação permanente dos professores, recuperação física dos espaços escolares, incluindo a modernização tecnológica e a valorização e o diálogo permanente com os educadores.
De acordo com o calendário escolar 2011, as aulas estão previstas para ocorrerem até o dia 22 de dezembro, contemplando os 200 dias letivos e 800 horas/aula por ano exigidos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional.