Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves abraçaram ontem a escola em comemoração aos 100 anos de atuação do educandário. A escola pública mais antiga de Passo Fundo recebeu o carinho dos alunos dos turnos da manhã e da tarde que, de mãos dadas e cantando Parabéns a você, deram a volta no quarteirão.
A 100 anos de fundação da escola estão sendo comemorados em várias ocasiões. Mas ontem era a data mais especial, pois foi no dia 1º de março de 1911 que a escola deu início às atividades. Antes disso, no dia 24 de fevereiro, o secretário estadual de Educação José Clovis de Azevedo, participou da cerimônia de descerramento da placa comemorativa ao centenário.
Durante todo o tempo em que recebe alunos, a Protásio Alves vem fazendo marcos na história de Passo Fundo e de quem passa por seus prédios. Muitos não escondem o orgulho de fazer parte da escola, como a aluna Alice Gabriele da Silva Farias, do quinto ano do ensino fundamental e que há dois anos frequenta a escola: “adoro estudar aqui, porque a escola Protásio Alves é muito legal, as professoras são boas e os colegas também. A estrutura da escola é legal e a diretora é muito querida”, ressalta.