Natália Fávero/ON
Os moradores das proximidades da rua Moron voltaram a reclamar do barulho, na noite de terça-feira, coincidentemente, dia de início das aulas na maioria das instituições de ensino superior. As calçadas entre as ruas Fagundes dos Reis e Bento Gonçalves foram tomadas por centenas de jovens. A movimentação começou no início da noite, mas se intensificou depois das 22h. Os moradores associaram a aglomeração ao retorno das aulas.
O morador e síndico de um dos prédios da Moron, Eli Felipe dos Santos, disse que o barulho retornou ainda no domingo. “Parecia uma escola de samba, mas a Brigada foi acionada e resolveu o problema. Na segunda e terça, o barulho estava insuportável. Aglomerações de pessoas na calçada e no meio da rua obstruíam o trânsito. Novamente, o barulho só reduziu com a chegada da polícia”, disse.
Três viaturas da Brigada Militar e uma da Guarda de Trânsito foram deslocadas por volta das 23h de terça-feira para minimizar a situação. A novidade foi a grande movimentação de pessoas concentradas nas calçadas e não a presença de veículos. Segundo o secretário de Segurança, Márcio Patussi foi encontrado apenas um carro estacionado em local proibido depois do horário permitido. “Não foi constatado poluição sonora de veículos. Isolamos a quadra para conter a multidão. Não fizemos nenhuma ação de repressão porque não podemos impedir que as pessoas utilizem o espaço público. Mas só a presença da polícia já ajudou”, disse Patussi. A Brigada Militar com o apoio da Secretaria de Segurança fará o monitoramento nos próximos dias para manter a ordem e as operações nos finais de semana continuarão.
Qual é a solução?
Uma das soluções apontadas pela comunidade seria a criação de uma Lei Municipal pela Câmara de Vereadores para coibir a venda ou o consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis, a exemplo de Curitiba. Enquanto isso não acontece, o secretário de Segurança Pública está em busca de uma alternativa para os jovens que querem se divertir. No entanto, a dificuldade está em achar uma área que não tenha residências, hospitais e postos de saúde. Por isso, ele pede a sugestão da comunidade. A Gare foi uma das áreas sugeridas, no entanto também há residências nas proximidades e o som dos veículos se propagaria em direção ao Bosque Lucas Araújo. “Queremos ouvir a ideia da sociedade para construirmos uma solução de forma coletiva para o divertimento da juventude”, explicou Patussi. A Secretaria pede que as pessoas mandem sugestões ou críticas através do e-mail [email protected].
Ações da Brigada
A Brigada Militar através do 3º RPMon enfatizou que desde o ano passado está intensificando as ações no combate a Perturbação do Sossego Público e Poluição Sonora. As Operações foram intensificadas nos locais e horários de maior fluxo de veículos e aglomerações de pessoas, sendo estes geralmente próximos aos postos de combustíveis, bares e casas noturnas.
Os trabalhos tiveram início no segundo semestre de 2010, quando a Brigada Militar juntamente com o Ministério Público, reuniu vários segmentos da comunidade para discutir o assunto e traçar o Planejamento na Prevenção e Repressão deste delito. Iniciou-se então o processo de prevenção regularmente nestes locais, bem como a confecção de Termos Circunstanciados (TC) e o recolhimento de veículos nos casos de perturbação do sossego ou poluição sonora.
Neste ano, 2011, o trabalho do 3ºRPMon, juntamente com outras guarnições da BM, apoiados pela Guarda Municipal e Secretaria da Fazenda, tem se demonstrado bastante produtivo. Segundo o comandante do Policiamento Comunitário, Capitão Jeferson da Silva, o problema vem diminuindo o número de reclamações de pessoas que estão em suas casas descansando ou em seus locais de trabalho.
Conforme o Ministério Público de Passo Fundo, no ano de 2010, devido ao grande número de TC lavrados foi realizado uma audiência pública com 80 infratores. Para este ano, já está agendada uma audiência pública para o dia 29 de março com 41 infratores flagrados cometendo poluição sonora.
Dados da Brigada Militar
Ano Veículos recolhidos TC em residências
2010 119 06
2011 21 03