Hora do recreio e de lanche saudável

Trocar o fast food por alimentos mais saudáveis, como frutas, ainda parece ser um desafio para os pais e professores

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Bolacha recheada, wafer, pastel frito e refrigerante estão no topo da lista de preferências da criançada para a hora do lanche. Mudar este hábito ainda é um desafio para pais e professores na hora de escolher os alimentos que devem ir para a lancheira. Mais difícil ainda de controlar é o almoço, especialmente quando os alunos ficam na escola em tempo integral.
A saída em algumas escolas tem sido incluir nas lições de sala de aula a preocupação com a alimentação saudável. Assim tem sido, por exemplo, no Colégio Salvatoriano Bom Conselho, em que os professores e os proprietários da cantina e restaurante encararam o desafio de fazer da hora do recreio um momento de alimentação equilibrada.

“Procuramos levar aos alunos o estudo sobre a alimentação mais saudável e equilibrada. Para isso, tentamos fazer com que eles compreendam que a falta de alguns nutrientes pode causar alguma reação no organismo, especialmente a longo prazo. Então, num bate-papo com os alunos, por exemplo, explicamos o que é uma alimentação balanceada”, afirma o vice-diretor Miguel Rossetto.

A preocupação está também nos alimentos que são oferecidos na cantina e no restaurante. Segundo Rossetto, além de manter a assessoria de nutricionista e engenheiro de alimentos, os proprietários do estabelecimento limitam o número de lanches estilo fast food oferecidos. “O que eles fazem é mais ou menos assim: pastel frito são colocados à venda apenas um número X, depois de esgotado, os alunos precisam optar por outros alimentos, inclusive os lanches assados, e assim eles educam o paladar”, completa Rossetto.

Preferência da gurizada
Contrariando o que muitos pais gostariam, na hora do intervalo é mais fácil encontrar as crianças comendo salgadinhos e bolachas do que frutas. Assim, enquanto em uma mão está o alimento industrializado, na outra, o refrigerante. Porém, muitos deles já entendem o que é um lanche saudável e uma alimentação equilibrada. E não escondem a preferência:

“O que eu mais gosto de trazer de lanche é salgadinho, mas não é sempre que eu trago. Às vezes eu trago fruta”, argumenta Bruna Cecconello Jacobsen, de oito anos, aluna do 3º ano do ensino fundamental.

“Bolacha e maçã são os lanches que eu mais gosto. Mas o preferido mesmo é a maçã”, avisa a aluna Nicole Domingues de Lima, oito anos, do 3º ano do ensino fundamental.

“Eu gosto mais é de trazer nugets. E melancia é a fruta que eu mais gosto, mas nunca trouxe de lanche, porque é muito grande”, salienta Patrick Yuri Gomes, também de oito anos e aluno do 3º ano do ensino fundamental.

Gostou? Compartilhe