Leonardo Andreoli/ON
O segundo caso de dengue foi confirmado na última segunda-feira em Passo Fundo. Uma bióloga de 24 anos contraiu a doença no estado do Pará, durante uma viagem pelo Projeto Rondon. O caso foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). O primeiro registro da doença em 2011 também foi de um caso importado.
O coordenador da Vigilância em Saúde do município, Edson Mocinho, explica que outras três notificações seguem em análise no Lacen. “Temos 14 casos notificados neste ano. Dois confirmaram, nove tiveram resultado negativo”, completa. O segundo caso tratado na cidade foi registrado em fevereiro.
Mocinho ressalta a necessidade de cuidado da população em relação a eliminação de focos de água parada. Segundo ele, muitas cidades do Estado estão com infestação do mosquito transmissor da doença – o aedes aegypti. “Nesse momento para não ter epidemia não podemos ter o mosquito. E para não termos infestação, não podemos ter água parada”, resume. Os trabalhos dos agentes de endemias são periódicos e intensificados durante o verão.
Vera Cruz
O foco de larvas de aedes aegypti encontrado em uma armadilha no Bairro Vera Cruz resultou em uma ação para eliminar todos os pontos de água acumulada no bairro. Os 40 agentes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde visitaram 1.151 imóveis na região. “Eles deram orientações à população e também coletaram larvas encaminhadas para análise”, pontua. Nenhuma das larvas coletadas foi identificada como aedes aegypti.
Piscinas do Gaúcho
As piscinas seguem sendo monitoradas e recebendo aplicações de larvicidas. O esvaziamento está a cargo da Secretaria de Obras. “A fêmea prefere água parada e limpa e as piscinas hoje estão sujas e contaminadas, mas na ausência da água limpa a fêmea pode procurar água suja para a postura dos ovos”, esclarece.
Estado
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou um boletim sobre os casos da doença. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) teve notificados até hoje um total de 288 casos suspeitos. O número de casos confirmados: três casos autóctones – contraídos no local onde foi notificado - no município de São Luiz Gonzaga, e oito casos importados. A seguir a relação dos municípios onde já foram confirmados os 11 casos de dengue em 2011:
Campo Bom: um caso importado (Ceará)
Ijuí: dois casos importados (Ceará e Pará)
Montenegro: um caso importado (Rio de Janeiro)
Guaíba: um caso importado (Pará)
Santa Maria: um caso importado (Rio de Janeiro)
Santa Rosa: um caso importado (Goiás)
São Luiz Gonzaga: três casos autóctones e um caso importado (Pará)