Glenda Mendes/ON
A segunda-feira (28) foi de temperatura mínima de 15ºC, demonstrando o que viria pela frente. Tem sido assim todas as manhãs, quando as mínimas não ultrapassam os 14ºC. E as máximas já lembram o que vai ser o outono: desde o último domingo (27) os termômetros não marcaram mais de 26ºC.
De hoje (2) até pelo menos sexta-feira (4), os dias serão como ontem, com céu amanhecendo parcialmente nublado, temperaturas mínimas por volta dos 12ºC e máximas não passando dos 25ºC ou 26ºC. A previsão é da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. “Não teremos chuva esta semana, serão dias de tempo seco. Mas no final de semana já volta a esquentar”, afirma o observador meteorológico Luís Sandri.
De acordo com ele, o friozinho das últimas manhãs está ocorrendo devido à entrada de uma massa de ar seco, que chegou na região depois das chuvas da semana passada. “Não é tão comum para o final de fevereiro e início de março que as temperaturas sejam baixas assim. Março normalmente ainda é um mês de calor. Na segunda quinzena sim é que a temperatura costuma oscilar bastante”, destaca Sandri.
A partir de sábado (5) e domingo (6) as temperaturas máximas e mínimas devem subir, fazendo ainda clima de verão, uma vez que o outono só começa mesmo em 20 de março. Para a nova estação, a previsão aponta chuvas ainda irregulares, tal como vem acontecendo desde dezembro do ano passado. Conforme prognóstico do Inmet, para os meses de março e maio os modelos apontam para precipitações abaixo do padrão em todo o Estado, com maior redução nas regiões da metade norte. Em abril, a previsão é de chuvas de acordo com o padrão.
Para as mínimas, os modelos apontam para noites com temperaturas ligeiramente abaixo do padrão, especialmente no começo do trimestre. Já as máximas tendem a ficar ligeiramente acima do padrão.