Natália Fávero/ON
A previsão é para que a partir da próxima semana, os exames médicos dos pacientes atendidos no PSF do Zacchia sejam autorizados na hora. O requerimento será carimbado logo após o atendimento médico na própria unidade. A ideia foi implantada há um mês no Pronto Atendimento 24 horas e no ambulatório de especialidades. Os resultados positivos obtidos farão com que gradativamente o projeto seja estendido para todas as unidades de saúde e ambulatórios.
O novo sistema facilitará a vida dos pacientes do PSF do Zacchia que é um dos mais afastados do centro da cidade. Atualmente, as pessoas consultam na unidade e carimbam o requerimento do exame na Secretaria de Saúde antes de agendar no laboratório. Com o novo sistema, a autorização será feita no próprio PSF. A experiência já é utilizada nos cinco Cais do município que também realizam muitas vezes a coleta do material para análise.
A coordenadora de recuperação da Saúde, Jaceline Lacourt explicou que o sistema está sendo monitorado e os resultados são positivos. “As pessoas estão satisfeitas com essa nova forma de autorizar os exames”, comemorou a coordenadora.
A ideia é ampliar o sistema para os 13 ambulatórios e 20 unidades da Saúde da Família na cidade e nos seis ambulatórios do interior, mas o processo será gradativo. “O sistema exige muita responsabilidade. Estamos fazendo as capacitações por unidade”, disse Jaceline.
Mais profissionais
As reivindicações da comunidade para uma melhor saúde no bairro estão sendo atendidas. Depois de inúmeras mobilizações, a unidade ganhará duas equipes de PSF. O coordenador dos PSFs, Nicolas Guerra Boeno informou que foram contratados mais um médico, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem. Ele ressaltou que ainda faltam 10 agentes de saúde. Segundo ele, o pedido para uma seleção pública já foi encaminhada para a Secretaria de Administração para contratar a empresa que fará a aplicação das provas. A segunda equipe do PSF só será credenciada oficialmente quando os agentes forem contratados.
O presidente da Associação de Moradores, Nilson Santa Helena da Silva, disse que o PSF melhorou cerca de 80% depois das reivindicações.