Cáritas começa a preparar Congresso Nacional

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Cáritas Diocesana de Passo Fundo recebeu representantes de diversas Cáritas do Brasil, na primeira reunião preparatória ao Congresso e Assembleia Nacional da entidade, que acontecerá em Passo Fundo no mês de novembro. Para melhor realizar a preparação do congresso e assembléia, os organizadores do evento participaram de diversas atividades durante todo o dia, envolvendo momentos de mística e espiritualidade, apresentação da Cáritas Diocesana, reflexão sobre a proposta metodológica do congresso, visita ao espaço que sediará o evento e discussão sobre os locais de realização.

Entre os principais objetivos do 4º Congresso e da XVIII Assembleia Nacional de Cáritas estão: compreender a realidade brasileira e os desafios para a ação Cáritas, aprofundar a compreensão da Cáritas sobre Desenvolvimento Solidário e Sustentável, avaliar o trabalho desenvolvido pela Cáritas Brasileira no último quadriênio nas diferentes regiões do país, vivenciar e celebrar a mística que fundamenta as ações da entidade e eleger a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Cáritas Brasileira.

A possibilidade de a Cáritas Diocesana receber o evento deu-se a partir da definição que o congresso deveria ser realizado este ano no Rio Grande do Sul, já que o Regional de Cáritas do estado completa 50 anos em 2011. Nesse sentido, Loiva Machado, secretária regional do RS destaca “receber o congresso nacional no regional do Rio Grande do Sul, no contexto do ano jubilar, desperta três sentimentos especiais. Um deles é de alegria em poder celebrar a caminhada da Cáritas no RS em sintonia com toda a rede da Cáritas Brasileira. Por outro lado também é um grande desafio, já que nós, ao recebermos este evento, temos o desafio de construí-lo da forma mais participativa possível, através de um grande mutirão que possibilite a ampla participação dos agentes Cáritas. E outro sentimento é, de fato, a afirmação de compromisso. Esse Congresso e Assembleia é um momento de definição de prioridades, a partir da realidade que vivemos em nível nacional”.

O evento será realizado de 9 a 12 de novembro e deve reunir cerca de 350 pessoas, de faixa etária diferenciada, vindos de diferentes regiões do Brasil e do exterior, representantes de grupos de base, dioceses, movimentos sociais, pastorais sociais, entidades e organizações parceiras da Cáritas.

Gostou? Compartilhe