As escolas de samba que receberam verba da prefeitura para a realização do desfile têm 30 dias para apresentar a prestação de contas. O Secretário de Desporto e Cultura, Alex Necker, avalia o Carnaval de Rua e fala de algumas novidades que começam a ser pensadas para 2012, a partir da festa deste ano.
As quatro escolas do grupo especial receberam neste ano R$ 30 mil cada uma para o desfile. Apenas uma escola do grupo de acesso, a Pandeiro de Prata, recebeu R$ 15 mil. “Normalmente a prestação não tem problema, ela é bem feita e entregue no prazo e tem sido aprovada todo ano”, compara Necker. O convênio assinado entre a prefeitura e as entidades possui um conjunto de compromissos, e define a forma como deve ser feita a prestação de contas. Todos os gastos da escola precisam ser comprovados. O pagamento de autônomos deve constar os dados completos do prestador de serviço. “Normalmente as escolas usam serviço de contadores para elaborar essa prestação de forma que não tenham problemas”, pontua.
Infraestrutura
Na avaliação inicial do evento deste ano, já foi possível identificar pontos que devem ser melhorados para 2012. “A bilheteria não ficou num lugar muito bom. Temos que disponibilizar mais banheiros químicos na avenida, contratamos 16 neste ano, a tendência é aumentar o número”, acrescenta. A experiência na ampliação da arquibancada deve ser repetida na próxima edição. “Ainda é uma ideia, mas existe a possibilidade de se montar uma estrutura de camarote. Temos que ver qual o custo disso”, antecipa.
As licitações para a contratação de serviços para o próximo ano também serão antecipadas. “Não vamos deixar para janeiro ou fevereiro, quando está muito perto do carnaval. Nesse período esses serviços ficam inflacionados e a tendência é que façamos toda a licitação por setembro ou outubro desse ano para pegar preços melhores”, garante Necker. Já no quesito segurança, o secretário diz que os relatos da Brigada Militar e da empresa contratada para a segurança não apontam problemas. A iluminação da avenida é outro ponto que terá atenção nas próximas edições.