Mais calor e um pouco de chuva

Previsão do tempo indica semana de subida nas temperaturas máximas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Ainda não será nesta semana que a chuva vai aparecer em todas as regiões. Pelo menos até o final de semana, a única indicação de chuva, mas em áreas isoladas e de pouca quantidade, é para a quarta-feira (9). Além disso, está previsto mais calor, com a temperaturas máximas batendo nos 30ºC.

De acordo com o observador meteorológico Luís Sandri, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet o tempo fica bom durante toda esta semana. Para a terça-feira (8), a previsão é de elevação na temperatura e céu parcialmente nublado a nublado. A mínima fica em 16ºC e a máxima pode chegar aos 30ºC.

Na quarta-feira (9), o dia amanhece novamente parcialmente nublado a nublado, “com pequena possibilidade chuva em áreas isoladas, mas será pouca coisa, isso se ocorrer”, destaca Sandri. Os termômetros seguem marcando entre a mínima de 16ºC e a máxima de 30ºC.

Para quinta-feira (10) e sexta-feira (11) a tendência é a mesma. Os dias ficam parcialmente nublados a nublados. As temperaturas mínimas ficam nos 17ºC e as máximas próximas dos 30ºC. “Teremos uma semana com dias quentes e tempo bom em praticamente todo o período, pois não temos deslocamento de qualquer frente fria para os próximos dias”, comenta o observador.
A chuva somente deve aparecer na próxima semana, quando então sim está prevista a entrada de uma frente fria na região Norte do Estado. Até lá, a influência do clima é pela permanência de uma massa de ar seco que se instalou desde a última chuva.

Lá vem o outono
No domingo, dia 20 de março, o outono começa oficialmente às 20h21. Tal como foram os meses de dezembro de 2010 e janeiro e fevereiro de 2011, as chuvas no início do outono permanecem irregulares. De acordo com o prognóstico do Inmet, permanece a anomalia negativa no Pacífico Central e a anomalia positiva no oceano Atlântico Subtropical, indicando a continuidade da irregularidade das chuvas no Estado no trimestre.

A análise ainda indica precipitações pouco abaixo do padrão climatológico para o outono. Para os meses de março e maio, os modelos apontam para precipitações abaixo do padrão em todo o Estado, com maior redução nas regiões da metade Norte. Para o mês de abril, as precipitações tendem a ficar pouco abaixo do padrão nas regiões Sul e Oeste. Para as demais regiões a tendência é ficar dentro padrão.

Para as temperaturas mínimas, os modelos apontam para predomínios de noites com temperaturas ligeiramente abaixo do padrão, especialmente no começo da nova estação. Para os meses de março e abril, a tendência é de valores pouco abaixo do padrão na parte Leste e Norte do Estado. Para o mês de maio, indicam temperaturas mínimas com oscilações pouco acima do padrão na metade Sul.

As temperaturas máximas tendem a apresentar variações ligeiramente inversas às temperaturas mínimas. Para os meses de março, abril e maio os modelos mostram valores pouco acima do padrão climatológico para o oeste do Estado, nas demais regiões tendem a ficar dentro do padrão. Apesar do baixo volume total de chuva previsto para este próximo trimestre, em alguns períodos podem ocorrer fortes pancadas de chuva, especialmente no Centro, Norte e Nordeste do Estado.

Gostou? Compartilhe