Glenda Mendes/ON
Da noite de sexta-feira (4) até as 5h da manhã de terça-feira (8), uma operação com diversas instituições e entidades fez uma varredura nas festas de carnaval realizadas na cidade. O objetivo? Evitar o consumo de álcool e outras drogas por adolescentes menores de 18 anos. A operação foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Ministério Público e Ação Comunitária Contra o Uso de Drogas e Álcool na Adolescência (Acom). Durante toda a varredura foram flagrados 35 adolescentes consumindo bebidas de álcool. Um dos locais, alugado por um bloco de carnaval, chegou a ser lacrado pela operação.
De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adriano José da Silva, ainda são aguardados os dados da Brigada Militar e do Conselho Tutelar que assim finalizarão o resultado de toda a operação e que então serão divulgados no dia 14 de março. “Foi realizada uma operação de abordagem com participação da Semcas, do Conselho Tutelar, do MP, da Secretaria de Finanças, que disponibilizou fiscais, da Patrulha Infantil da Brigada Militar, do Pelotão Móvel Comunitário e BOE desde a sexta-feira até o feriado. O resultado foi o flagrante de jovens, menores de 18 anos bebendo e, na maioria das vezes, já bêbados”, afirma Silva.
No momento do flagrante os adolescentes foram retirados das respectivas festas e encaminhados ao Conselho Tutelar. Depois disso, foram devolvidos às famílias. O encaminhamento agora requer ação do Ministério Público para a questão judicial. Além disso, os pais ou responsáveis terão que participar de palestras educativas no Conselho Tutelar.