Redação/ON
Ainda neste mês de março uma das ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) deve começar a operar em Passo Fundo. Dos dois veículos que já estão no município, o primeiro a funcionar será o que fará o atendimento local. O segundo veículo, destinado ao atendimento regional, ainda está em processo de seleção dos profissionais.
Para trabalhar com o primeiro veículo falta efetivar a contratação dos profissionais. Para isso, foi lançado ontem (9) edital para o processo de desempate na seleção. “Está sendo aberto processo público, pois diversos candidatos tiveram a mesma pontuação. Então, no dia 16 de março será realizado o sorteio e os seis primeiros serão os que irão atuar na ambulância”, comenta o secretário municipal de Saúde, Jairo Caovilla.
O programa Samu, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, é o atendimento móvel criado para urgências e emergências com plantão permanente 24 horas, pelo telefone 192. O Samu realiza o serviço de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. Quando houver casos de socorro, a população deve entrar em contato com o número 192, que será atendido pela central de regulação. A partir da identificação do caso, a ambulância será enviada com o motorista e no mínimo um técnico em enfermagem.
Para garantir o atendimento do Samu, o governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, assinou Termo de Cessão de Uso com o Município de Passo Fundo, visando a cedência de bens móveis para serem utilizados na execução do Programa Salvar/Samu. Para isso, Passo Fundo receberá um oxímetro e um desfibrilador automático.
Samu faz sorteio de desempate no dia 16
· 1 min de leitura