Prevenção e orientações de saúde marcaram o Dia do Rim

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A portaria de visitas do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) ficou pequena durante a mobilização do Dia Mundial do Rim, realizada na quinta-feira, 10 de março. Mais de mil folders foram entregues e 252 pessoas de diversas idades se enfileiraram para fazer teste de glicose e verificação de pressão arterial.

A prevenção é fundamental para se ter qualidade de vida. Este é o mote da campanha promovida anualmente pela Sociedade Internacional e Nacional de Nefrologia, em que o HSVP atuou como parceiro.

Segundo o Dr. Péricles Sarturi, nefrologista e chefe da Equipe de Transplante Renal do HSVP, diabete e hipertensão arterial são os principais fatores de risco para doença renal que atinge especialmente os idosos. A dificuldade de tratar a doença precocemente deve-se ao fato dos sintomas de diabetes e hipertensão serem silenciosos. Outro aspecto apontado pelo nefrologista é que estas doenças estão intimamente relacionadas com obesidade, por isso, “reforçamos que as pessoas devem evitar a obesidade, ingerir quantidades adequadas de líquidos e evitar o consumo de sal em excesso”, recomenda.

Ao salientar que a função do rim é excretar as substâncias tóxicas do organismo e eliminar o excesso de água, entre outras funções, Sarturi enfatiza que preservar o bom funcionamento deste órgão é de extrema importância para evitar tratamentos como hemodiálise e transplante renal. O Serviço de Hemodiálise do HSVP atende em torno de 200 pacientes por mês e atualmente, 61 pessoas aguardam por um transplante de rim.

De olho na saúde
Na fila de espera para fazer o teste de glicose, Eronita Silva Gay, 55 anos, destacou a iniciativa do HSVP de promover a prevenção de doenças renais como uma ótima oportunidade para saber como está a saúde. “Sou diabética e sei da importância de ingerir líquidos e cuidar da saúde para evitar uma doença nos rins”.

Elizabete de Oliveira, 57 anos, também compartilha da mesma opinião, ao evidenciar que estas campanhas com testes disponíveis à população possibilitam que as pessoas previnam doenças. “é muito bom, porque às vezes temos que consultar com médico para fazer estes testes e aqui temos a oportunidade de fazê-los na hora. Eu que tenho hipertensão sei que os cuidados devem ser redobrados”.

Os serviços e orientações de saúde foram realizados pela equipe médica e enfermeiras da Hemodiálise, alunos dos cursos técnicos de Enfermagem do HSVP e Universidade de Passo Fundo (UPF) e acadêmicos de Medicina da UPF.

Como saber se você tem risco de ter Doença Renal Crônica?
• Você é diabético?
• Você tem pressão alta?
• Sua mãe, pai, irmão(s) ou irmã(s) têm ou tiveram insuficiência renal?
• Algum médico já lhe disse que você tem proteinúria?
• Se você respondeu “sim” a alguma dessas perguntas, você tem risco de ter doença renal.
• Peça a seu médico para fazer um exame de urina e dosar sua creatinina no sangue para checar se você é portador de doença renal.
• Se você tiver doença renal, há tratamentos que podem ser iniciados o quanto antes para manter os seus rins funcionando. Procure um médico.

Gostou? Compartilhe