A importância da educação financeira e a questão do endividamento pessoal serão alguns dos temas a serem abordados na 1ª Semana Municipal do Consumidor que ocorre entre os dias 15 a 18 de março em Passo Fundo. Palestras dos professores da Universidade de Passo Fundo (UPF) Rogério da Silva, Liton Lanes Pilau Sobrinho, e Ginez Leopoldo de Campos integram a programação. Atividades também serão desenvolvidas nas unidades e setores da universidade.
A proposta da Semana, instituída a partir da lei 4.741/2010, é orientar sobre o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, desenvolver a educação para o consumo, orientar a respeito do consumo responsável e conscientizar o cidadão sobre direitos e deveres nestas relações. Além disso, a iniciativa também tem o objetivo de divulgar os serviços e dados do atendimento realizado pelo Balcão do Consumidor, projeto de extensão da UPF, entre outras organizações de Passo Fundo.
A palestra “O superendividamento e educação financeira para idosos” será ministrada no dia 16 de março, à 13h30min, no Centro Regional de Estudos e Atividades para a Terceira Idade (Creati). Abordam sobre o assunto os professores Rogério Silva, Liton Pilau e Ginez Campos.
No dia 18 de março, às14h, ocorre o lançamento do livro “Direitos do Consumidor: Legislação Estadual”, no Balcão do Consumidor. No mesmo dia, às 17h, será realizada uma palestra no Plenário da Câmara de Vereadores que pretende orientar sobre educação financeira as lideranças comunitárias ligadas à União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF). A iniciativa será ministrada pelo professor Ginez Campos. Já às 19h30min, no salão nobre da Faculdade de Direito (FD), ocorre o encerramento das atividades com a palestra do promotor de Justiça de SP, Roberto Senise Lisboa.
Palestras pretendem orientar comunidade
De acordo com o economista e consultor em finanças pessoais e educador financeiro, professor Ginez Campos, nas palestras será abordada a necessidade de desenvolver e implantar nas escolas e empresas projetos de educação financeira visando a capacitação de alunos e colaboradores. Segundo ele, o objetivo da reflexão é proporcionar aos participantes orientações práticas de como organizar e planejar o orçamento pessoal ou familiar de forma disciplinada, a fim de evitar o endividamento.
Conforme o professor o principal objetivo da educação financeira nos dias atuais é criar uma nova mentalidade comportamental em relação ao uso dos recursos financeiros pessoais e familiares. “A educação financeira ensina às pessoas como gastar, poupar e investir seus recursos de forma organizada e disciplinada visando garantir a qualidade de vida e evitar situações de endividamento pessoal ou familiar”, explica Campos.