Distrito de Bela Vista inaugura unidade da Cotrijal

Cerimônia teve descarregamento do primeiro caminhão de soja e participação de diversas autoridades

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Dezenas de produtores rurais do distrito de Bela Vista participaram juntamente com autoridades, da inauguração da unidade da Cotrijal naquela localidade. Com investimento inicial de R$ 5 milhões, o local será de recebimento de grãos e armazenamento em silos chamados de “silos-pulmão”. Esta é ainda a primeira parte do investimento, que prevê capacidade de armazenagem de até 25 mil toneladas.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, do vice-presidente da cooperativa, Jairo Marcos Kohlrausch, do ex-presidente e diretor comercial, Irmfried Schimiedt, do gerente da unidade Vilmar Sertoli, do deputado Diógenes Basegio, do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Miguel Scheis, do presidente do Sindicato Rural Alberi Ceolin, do vice-presidente do Sindicato Rural, Paulo de Tarso e Silva, do presidente do Sicredi, Ari Rosso e do prefeito Airton Lângaro Dipp e do representante da Emater, Cláudio Dóro.

A instalação da unidade no distrito de Bela Vista foi festejada pelos produtores que agora podem escoar a produção em uma distância mais curta. “Estamos felizes não somente por ser mais uma unidade da Cotrijal, mas por ter sido instalada no que chamamos de Grande Bela Vista, que está muito próxima das divisas com Coxilha, Pontão, Carazinho e também próxima de Sertão, Coqueiros do Sul. Esta é uma região muito próspera e com certeza a cooperativa fez por merecer estar aqui”, afirma o gerente da unidade, Vilmar Sertoli.

Investimento no cooperativismo
Há cinco anos, quando a Cotrijal estudava e iniciava a entrada em Passo Fundo, a região via o cooperativismo com certo desgaste. Mas a realidade não foi motivo de desistência para a instalação. “Sabíamos que era um caminho a percorrer passo a passo, com tranquilidade, mostrando a cara da Cotrijal, mostrando o que pensava e passando segurança aos produtores. Hoje estamos muito felizes de estarmos em Passo Fundo”, destaca Mânica.

De acordo com ele, somente no ano passado, a cooperativa cresceu 40% em recebimento no total de suas unidades. Já Passo Fundo, sozinho, teve crescimento de 70%. “Isso mostrou que estamos no caminho certo e o produtor mostrou confiança no cooperativismo”, salienta o presidente.

Para o prefeito Airton Lângaro Dipp, a satisfação é do município de Passo Fundo em receber mais uma unidade da cooperativa. “Somos gratos pela Cotrijal acreditar no nosso município, por investir aqui nestes últimos anos, primeiro na construção da unidade da BR 285 e agora nesta, de recebimento de grãos que atende toda esta microrregião”, ressalta. De acordo com Dipp, o cooperativismo é o caminho certo das ações da iniciativa privada, buscando avanço e sucesso para o produtor e para o agronegócio.

Primeira carga

Para realmente inaugurar a nova unidade, a Cotrijal de Bela Vista e os convidados para a cerimônia testemunharam o descarregamento do primeiro caminhão de soja a entrega os grãos.

A unidade
Construída em um local estratégico, às margens do quilômetro 177 da ERS-324, a unidade Bela Vista terá capacidade de receber três mil toneladas de grãos inicialmente. Em uma segunda etapa, o armazenamento deve chegar a 18 mil toneladas e então, num terceiro momento, chegar às 25 mil toneladas. O local foi escolhido de maneira estratégica para atender produtores de Coxilha, Pontão, Passo Fundo e da região de Coqueiros do Sul.
A nova unidade poderá armazenar três mil toneladas, com fluxo de 240 toneladas por hora. O local conta com uma balança de recebimento e um tombador. Entre os diferenciais que ela trará para os produtores está a diminuição de custo de transporte. Os agricultores que tiverem interesse em entregar grãos na cooperativa não precisam ser associados. Para os associados, a diferença é que a cooperativa fornece insumos para a lavoura do plantio até a colheita, e profissionais da área técnica a disposição dos associados.

Gostou? Compartilhe