Há 15 anos ingressavam os primeiros alunos

Cursos de comunicação da UPF começaram a receber alunos em março de 1996

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

O processo começou ainda no final do ano de 1994, quando um grupo de professores buscou informações com o setor de assessoria de imprensa da reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF) sobre a possibilidade da criação de um curso de comunicação em Passo Fundo. Foi então que começou a ser elaborado um projeto para a criação das três habilitações que inicialmente eram oferecidas: Jornalismo, Radialismo e Publicidade e Propaganda.

A elaboração do primeiro currículo contou com a assessoria de José Marques de Melo, um dos grandes nomes brasileiros da área de comunicação que, baseado na realidade regional, propôs disciplinas voltadas para a potencialidade do meio rural e com ênfase em jornais impressos. Para chegar até ele, o grupo contou com o auxílio do passo-fundense Miguel Rocha, então diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Com isso, foi então criado o curso, que recebeu os primeiros alunos, aprovados pelo vestibular, em março de 1996.

“Agora já estamos na terceira reforma curricular. A primeira foi em função de adaptá-lo para outras mídias, pois a ênfase era a impressa. Precisamos enfatizar mais os meios audiovisuais. E na terceira sentimos a necessidade de nos aprofundar em novas tecnologias, como jornalismo on-line”, salienta a diretora do curso Sônia Bertol. Isso, porque quando o curso se iniciou era também o início do advento da internet, por exemplo. Mídias digitais ou a disponibilização de conteúdos de jornais em sites ainda davam os primeiros passos nos anos 1990.

As três primeiras turmas, divididas nas habilitações oferecidas, eram compostas por cerca de 50 alunos cada. Todos eles foram reunidos para a aula inaugural do curso de Comunicação Social, realizada em março de 1996, com palestra ministrada pelo professor Miguel Rocha, que deu aos alunos as primeiras noções dos caminhos da comunicação. De lá para cá foram formadas 12 turmas de comunicadores e publicitários que, em boa parte, atuam no mercado de trabalho de Passo Fundo.
Os 15 anos de início do curso estão sendo comemorados com um ciclo de palestras.

Gostou? Compartilhe