FAMV abre comemorações de 50 anos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Participante desde a primeira edição da Expodireto Cotrijal, a Universidade de Passo Fundo (UPF) está presente no evento deste ano apresentando seus trabalhos, serviços e pesquisas que contribuem para o setor do agronegócio. Uma programação especial acontece durante os dias da feira, que se estende até esta sexta-feira, 18 de março, no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Um dos destaques é o lançamento das comemorações dos 50 anos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) da instituição. O evento, nesta quarta-feira, às 16h, contará com a presença de autoridades e convidados.
 
Além disso, o estande, localizado na avenida B, lote 317 (mesmo local do ano passado) apresenta aos visitantes um percurso histórico das cinco décadas da FAMV, com fotos e fatos que marcaram as cinco décadas, demonstrando a importância da unidade acadêmica no desenvolvimento regional.
 
A Faculdade de Agronomia foi criada em 19 de setembro de 1960 e obteve autorização de funcionamento em 1961. As aulas da primeira turma, que teve 40 alunos matriculados, foram iniciadas em 26 de maio de 1961. A faculdade teve seu nome alterado através da Resolução 9/96 de 10/12/96, do Conselho Universitário (CONSUN) para Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, com a implantação do curso de Medicina Veterinária. Atualmente, os cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária são considerados referência no país, tendo recebido três premiações consecutivas (2008, 2009 e 2010) do Guia do Estudante da Editora Abril como a melhor universidade na área de meio ambiente e ciências agrárias.
 
A unidade acadêmica é destaque em uma das principais regiões produtoras de grãos, de frangos de corte, de suínos e gado de leite do Rio Grande do Sul, tendo sido pioneira na implantação dos cursos de mestrado (1996) e doutorado (2004) e, em 2010, do treinamento pós-doutoral, último estágio a ser oferecido por uma universidade. 

Gostou? Compartilhe