Sem diárias, fiscais do Inmetro concentram trabalho em Passo Fundo

Mais de 140 cidades da região estão sem cobertura fiscal do Inmetro em função do corte no orçamento

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

O corte de R$ 50,1 bilhões do Orçamento Geral da União deste ano, anunciado pelo governo federal no começo do mês de março, provocou uma situação atípica para setores do serviço público. Em Passo Fundo, por exemplo, as equipes que compõe o setor de aferição e fiscalização da delegacia do Inmetro não estão atendendo as demandas dos municípios distantes. É que o governo federal proibiu os servidores públicos de usar diárias. Para não deixar as equipes paradas no escritório regional, os servidores estão intensificando a fiscalização nos estabelecimentos comercias de Passo Fundo e em oito cidades próximas, onde não há necessidade de diárias. As demais 147 cidades abrangidas pelo escritório regional do Inmetro estão sem a fiscalização.

Segundo o chefe regional do Instituto, João Luiz Orso, ocorre que o que seria diluído num planejamento de trabalho em um ano, está sendo feito em um mês em Passo Fundo. “Não tenho como deixar as equipes sentadas dentro do escritório. Por isso, os comerciantes e empresários vão ver mais seguidamente os nossos técnicos”.

Orso acredita que em função da situação criada, que não é exclusiva de Passo Fundo, o governo reveja algumas particularidades e estabeleça outros critérios para que os técnicos se desloquem aos municípios mais distantes e continuem realizando o trabalho planejado para o ano.

O que é o Inmetro
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

Gostou? Compartilhe