Fernanda Bruni/ON
Os hotéis estão com aproximadamente 90% de ocupação e locadoras de automóveis não têm mais veículos para locar em Passo Fundo. Isso se deve a dois eventos que estão movimentando o município e região. A Expodireto, em Não-Me-Toque, e o III MD Horse Show, em Passo Fundo, no Haras MD.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (HRBS) do município, Daniel Lé, afirmou que esta está sendo uma das melhores semanas para o setor hoteleiro, senão a melhor. “Temos dois grandes eventos acontecendo e, principalmente a Expodireto, movimentou a hotelaria de toda a região. Além de Passo Fundo, cidades como Cruz Alta, Soledade e Carazinho estão hospedando muita gente também”, comentou.
De acordo com Lé, a hotelaria tem bastante sazonalidade. “Especificamente em Passo Fundo, em épocas de feriados prolongados, a ocupação cai muito, não chega a 20% de ocupação. A Páscoa é um bom exemplo disso. As pessoas não têm a cultura de virem passar as festas aqui, elas saem e vão para outros lugares. Durante o ano, quando não é época de formatura nas universidades, também cai muito. Então, devíamos ter mais semanas como essa que estamos tendo agora”, pontuou.
O presidente do sindicato acrescentou que postos de gasolina, bares e restaurantes também estão satisfeitos com o movimento na cidade.
Locação
A sócia-proprietária da Unidas Rent a Car de Passo Fundo, Luciane Streit, foi categórica e disse que não há mais carros para locar na sua loja. “Cerca de 45% da nossa frota foi alugada para os participantes da Expodireto. São visitantes, expositores, empresas, enfim, o público é bem diversificado, mas tem o mesmo objetivo que é se locomover até a feira”, disse. O restante da frota está locado para clientes eventuais. Luciane comentou ainda, que ontem recebeu a visita dos franqueados da Unidas de Chapecó, Santa Catarina, e eles também estavam com toda a frota locada para participantes da feira em Não-Me-Toque.