Ao lado das almofadas coloridas, tambores, chocalhos, triângulos, pandeiros e claves esperam para emitir seus sons peculiares. Pouco a pouco, elas são ocupadas por estudantes de turmas do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental I, que semanalmente participam da aula de musicalização. Disciplina especializada que integra a matriz curricular do segmento, a musicalização é ministrada pela educadora Clênia Varella, e visa estimular a percepção auditiva, a memória, a sensibilidade, a expressão, o ritmo, a coordenação motora, a atenção e a cognição. Em um período por semana, os estudantes entram em contato com a musicalidade, através de aulas de canto, instrumentos de percussão e demais atividades que a envolvam.
Em acordo com a lei, assinada em 18 de agosto de 2008, que postula a obrigatoriedade do ensino de música como conteúdo curricular obrigatório, a iniciação aos elementos e instrumentos musicais, há alguns anos, integra o projeto pedagógico do Colégio Notre Dame. O ano de 2011, contudo, marca a expansão das atividades relacionadas à disciplina especializada. A partir de 04 de abril, acontecerá mensalmente a apresentação de recitais destes estudantes de ensino fundamental I. Turma após turma apresentará seu ritmo e voz na primeira segunda-feira de cada mês, ao sinal de início das aulas, para os demais estudantes do turno vespertino.
De acordo com a educadora responsável pela disciplina, a música é um instrumento valioso do ser humano, pois é através dela que a criança entra em contato com o mundo sonoro, movimenta-se, cria, ouve e canta, além de ter apuradas sua sensibilidade e habilidade musicais, além de socializar. “Elas entram em contato com o prazer de perceber o mundo que as rodeia através da sonoridade”, complementa Clênia.
Além do mais, Varella afirma que a música contribui muito no dia-a-dia escolar. “Ela tem um poder mágico, através dela, todas as manifestações culturais estão presentes, e pode-se integrar o ensino ao prazer que ela desperta: pode-se cantar, tocar, dançar, improvisar e, assim, estar de bem consigo mesmo e com o universo, melhorando a auto-estima, a sensibilidade e a socialização.