Leonardo Andreoli/ON
Foi inaugurada na tarde de ontem a Casa dos Municípios. O local será a nova sede da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) e do Corede Produção. A cerimônia de inauguração contou com a participação de diversas autoridades políticas, entre elas o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
O presidente da associação e prefeito de Coxilha, Clemir Rigo, salienta a importância da conquista de um espaço próprio para a entidade. “A partir de hoje temos um espaço adequado onde podemos nos reunir e organizar. Esse espaço surgiu numa hora importantíssima e numa localização ótima junto a UPF”, considera.
A criação da entidade, em 2009, já havia sido um passo importante para reforçar a identidade regional. Agora, com a nova sede, a unificação e aproximação será ainda maior na opinião de Rigo. “Todas as associações são ótimas, mas sentimos a necessidade de nos aproximarmos da região. Hoje a Ampla e o Corede contemplam quase 500 mil pessoas”, observa. A possibilidade de realização de cursos sem a necessidade de deslocamento a Porto Alegre é um dos benefícios que a nova sede trará.
Lutas
Entre as reivindicações da entidade, uma das destacadas por Rigo entre as prioridades é a da instalação de cartórios na região. “Muitos municípios, como é o caso de Pontão, não possuem cartório. A necessidade de deslocamento para o reconhecimento de uma assinatura, por exemplo, faz empresários, prefeitos e munícipes perderem muitas horas”, justifica. Além disso, a criação de mais cartórios em cidades que já possuem a estrutura, como é o caso de Passo Fundo, deve ser estimulada para descentralizar a renda e gerar empregos.
Corede
O presidente do Corede Produção, Eduardo Finamore, explica que a entidade congrega agentes públicos e privados com a missão de articular a sociedade civil e implementar uma agenda de desenvolvimento. Para ele a Ampla congrega os principais motores do desenvolvimento regional, que são os prefeitos. “As duas instituições têm objetivos similares que são a promoção do desenvolvimento e da melhoria do bem estar da sociedade regional. A união das entidades sinaliza a cooperação e a eliminação da sobreposição de ações que podem ser realizadas de forma cooperativa”, garante. Existe ainda um processo de uniformização em andamento para que os 21 municípios que compõem o Corede Produção também sejam associados da Ampla – composta por 14 cidades.
Famurs
O presidente da Famurs e prefeito de Marau, Vilmar Perin Zanchin, observa que a Ampla é uma associação recente, mas que surgiu com as características fundamentais para ser forte e permanente. Ele destaca a união dos prefeitos, os objetivos traçados, a parceria com o Corede e a instalação dentro da UPF. “A universidade é o local onde se propaga o conhecimento e impulsiona o desenvolvimento. O destino está traçado para o fortalecimento e o alcance dos objetivos que movem todos esses municípios”, concluiu.