Natália Fávero/ON
A previsão é para que a farmácia do PAM mude de endereço entre 30 e 40 dias. O objetivo é oferecer um melhor atendimento as centenas de pessoas, principalmente aos idosos. Atualmente, o PAM funciona em um prédio na Avenida Presidente Vargas e as pessoas precisam enfrentar filas, escadas e aguardar em pé o atendimento. A Secretaria de Saúde prefere não divulgar o endereço do novo local que será alugado, mas afirmou que em breve a população será informada.
O espaço que está sendo negociado deverá melhorar a assistência farmacêutica do município. Segundo o coordenador de promoção à saúde da Secretaria Municipal, André Meira, a estrutura do prédio do PAM localizado na Avenida Presidente Vargas não comporta mais a demanda. O novo local deverá ser na área central e em uma sala no térreo. “Queremos evitar que as pessoas fiquem em pé e precisem subir escadas. A questão principal será a acessibilidade”, disse Meira.
O número de pessoas que procuram a farmácia é considerado normal pelo coordenador de promoção a saúde. Segundo ele, as filas se formam principalmente porque algumas pessoas levam mais que uma receita e também retiram para mais de uma pessoa o que atrasa o restante dos atendimentos. “A farmácia é bem estruturada e os medicamentos são de qualidade atendendo de 80% a 90% a demanda da comunidade”, ressaltou o coordenador.
O PAM oferece 194 tipos de medicamentos básicos para atender as doenças mais prevalentes na comunidade. Os principais são para tratar doenças crônicas como hipertensão e diabete. Também são entregues antibióticos, antidepressivos, analgésicos e antitérmicos, entre outros.
Meira salientou que no momento a farmácia não registra falta de medicamentos. O orçamento prevê anualmente mais de dois milhões para a farmácia do PAM, o que segundo o coordenador é suficiente para atender as necessidades.
Descentralização
Desde 2005, a distribuição está funcionado de maneira descentralizada no município. Além do PAM, a maioria é oferecida nos cinco Cais. Apenas não são entregues aqueles controlados por portaria específica. “Esse serviço facilita o acesso aos usuários e também incentiva o uso racional, na dose e na hora certa. Os pacientes já saem da consulta com os medicamentos para o tratamento acompanhado por um farmacêutico responsável que faz a orientação correta”, explicou Meira.
Como ser usuário da farmácia
Podem ter acesso a farmácia do PAM todos os pacientes que tiverem receita médica da rede pública ou suplementar. Basta levar a carteira de identidade e o cartão SUS. O funcionamento é das 8h às 17h. O PAM está localizado no entroncamento entre a Avenida Presidente Vargas e Sete de Setembro. O telefone para contato é (54) 3316-1200.