Passo Fundo tem mais de 10 mil postes de madeira

Substituição por estruturas de concreto integra programa permanente da empresa que mantém a concessão da distribuição

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

A rede de distribuição elétrica de Passo Fundo ainda conta com 10.753 postes de madeira. A RGE – empresa com concessão para a distribuição de energia na cidade – mantém um programa permanente para a substituição por estruturas de concreto. Para garantir que os postes que seguram a rede elétrica sejam seguros, a empresa realiza vistorias regulares.
Nos últimos quatro anos foram substituídos 24,7% dos postes da rede instalada na cidade. Todos os postes sob concessão da RGE (exceto os de iluminação pública de responsabilidade da prefeitura e exclusivos de telefonia de responsabilidade das empresas de telecomunicação) que possuem equipamentos especiais (chaves, religadores, reguladores entre outros) são de concreto. Isso contribui para maior confiabilidade e robustez do sistema de distribuição.

Programa
O programa de substituição de postes de madeira por concreto existe desde 2008. Conforme informações fornecidas pelo Núcleo de Gestão de Comunicação, a RGE substitui os que apresentam deficiências técnicas constatadas através de inspeções periódicas. A manutenção constante tem a finalidade de reduzir desligamentos não programados.
Conforme as informações divulgadas pela empresa, a rede acompanha o crescimento vegetativo e econômico da área de concessão. Através dos desligamentos programados, os equipamentos da rede são substituídos e modernizados frequentemente.

Confiabilidade dos postes
O serviço de distribuição de energia elétrica por parte da RGE é fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Casos de desligamento não programados estão sujeitos a multas, portanto existe o interesse da empresa em manter a rede sempre em estado confiável.

Acidente

Cerca de 20% dos desligamentos não programados são ocasionados por acidentes de trânsito que danificam a rede de distribuição. Isso acarreta prejuízos para consumidores e também para a concessionária. No caso de um acidente ocorrido há duas semanas em que um caminhão, com altura além da permitida para a via, derrubou vários postes, a RGE explica que a maioria dos acidentes não causam a queda de postes. Dependendo da velocidade do veículo e local da colisão a força exercida supera a capacidade nominal da estrutura que pode vir a cair.
Em casos de acidente é aberta uma solicitação de indenização comum para todas as concessionárias de energia elétrica fiscalizadas pela Aneel. O procedimento pode ser conhecido através do site: www.rge-rs.com.br na área Ressarcimento por Danos Elétricos. A base legal para o procedimento de indenização é a resolução 414 publicada pela Aneel www.aneel.gov.br.

Informações

A principal ferramenta de relacionamento da concessionária com os consumidores é o atendimento RGE 24 Horas pelo número 0800 970 0900 onde podem ser registradas diversas solicitações, inclusive os alertas da população para com postes em má conservação.

Gostou? Compartilhe