Redação/ON
Uma comitiva formada por lideranças políticas de Passo Fundo participou ontem de uma reunião na sede da empresa Trip Linhas Aéreas, em Campinas/SP, com a finalidade de ampliar o número de voos na cidade e região. A intenção é incluir o município na linha Belo Horizonte – Porto Alegre, já mantida pela companhia.
Durante a reunião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Citolin, acompanhado do deputado estadual Diógenes Bassegio, e do presidente da Câmara de Vereadores, Luis Miguel Scheis, apresentou um relatório sobre as características e desenvolvimento da cidade. Cittolin destacou que Passo Fundo está em fase de pleno desenvolvimento e precisa ampliar a prestação de serviços para acompanhar esse crescimento. “Estamos trabalhando intensamente em busca de novos roteiros aeroportuários para atender Passo Fundo e a região”, explicou.
Segundo os diretores da Trip, a empresa encaminhou no final de 2010, um estudo para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) solicitando a viabilidade de inclusão do município na linha Belo Horizonte – Porto Alegre – Passo Fundo. O deputado Luciano Azevedo já enviou um pedido à presidente do órgão, Solange Paiva Vieira, para que o processo de autorização seja agilizado. Além da Trip, a companhia Azul também demonstrou interesse em incluir Passo Fundo em alguma de suas linhas.
Projeto do Dape inclui mudanças no aeroporto
O aeroporto de Passo Fundo é um dos três relacionados – os outros dois são Rio Grande e Santo Ângelo -, no projeto realizado pelo Departamento Aeroportuário do Estado (Dape), e encaminhado à Secretaria de Aviação Civil prevendo melhorias no setor operacional. Para Passo Fundo, a obra está orçada em R$ 2,5 milhões, e inclui mudanças em quatro itens: instalação de esteira para bagagens, cercamento dentro dos padrões exigidos, prolongamento da pista e alargamento da área de manobra das aeronaves.
Pelo projeto, a União é responsável por 70% dos recursos necessários, enquanto o Estado entra com uma contrapartida de 30%. A expectativa do diretor do Dape, Roberto Barbosa de Carvalho Neto, é de que a verba seja liberada ainda este ano. “Por sua importância na região, o aeroporto de Passo Fundo sem dúvida é uma das nossas prioridades no Estado” afirma. Neto também anunciou que o Dape já iniciou um estudo para analisar a viabilidade de expansão da unidade de Passo Fundo. “A estrutura atual já está em seu limite, portanto, precisa ser modificada” projeta.
Banheiros
Alvo de inúmeras reclamações por parte dos passageiros que utilizam o aeroporto, o banheiro que apresenta problemas de canalização, deverá ser interditado. “É uma obra que tem 20 anos, portanto, deve ter muitos problemas de tubulação. Em razão disso, vamos interditar” explica Neto.