Redação/ON
Contrariando as estatísticas de anos anteriores, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) registrou em fevereiro deste ano, um crescimento de 0.75% no número de empregos em Passo Fundo. No período, foram preenchidas formalmente 382 novas vagas. O número representa um aumento de 0.27% em relação a janeiro, cujo índice foi de 244 novos postos de trabalho.
A fatia maior ficou por conta da construção civil, seguida da indústria, serviços, agronegócio e comércio. Para o coordenador do posto do Sine, em Passo Fundo, Gilmar José Brunetto, os números surpreendem por se tratar de um período do ano que tradicionalmente apresenta queda. “Realmente é uma surpresa porque nessa época as pessoas tiram férias, viajam e normalmente ocorre uma redução” observa.
Doutora em economia, a professora da UPF, Cleide Fátima Moretto, afirma que o índice alcançado faz parte do rescaldo do crescimento acelerado de 2010, além do trabalho que o município está realizando para trazer novas empresas. “Cidades de porte médio como Passo Fundo, cada vez mais estão atraindo empresas e pessoas. Elas são a bola da vez. A perspectiva de crescimento para os próximos ano é muito positiva” afirma.
Por outro lado, a economista acredita que o município vai continuar registrando um crescimento no número de novas vagas de emprego até o final do semestre, mas não nos mesmos patamares. “Certamente haverá uma desaceleração. Em função do processo de inflação, a taxa de juros deve aumentar, e isso terá reflexos. O mercado não terá o meso fôlego de 2010” explica.