Daniella Faria/ON
A chuva que começou na sexta-feira ainda deve ficar na região até hoje. Somente no final de semana, até a manhã desta segunda-feira, havia chovido 155 milímetros, quase 25 milímetros a mais do que a média prevista para o mês que é de 131,3 milímetros. No mês inteiro o volume de chuva já chegou a 200 milímetros, o que representa 52% acima da média.
Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, desde a noite de sexta-feira (25) até a tarde de ontem, às 15h, choveu o equivalente a 185 milímetros apenas em Passo Fundo, que superou em mais de 50 milímetros a média do mês. Passo Fundo e Marau tiveram a mesma quantidade de chuvas. Já Soledade teve 300 milímetros de precipitações. Em Não-Me-Toque foram 250 milímetros.
Resultado
Com tanta chuva o resultado não poderia ser outro que não alagamentos em diversos municípios. A casa da filha de Terezinha Rodrigues Lemos, no bairro Nossa Senhora Aparecida, foi uma das que foi invadida pela água. Lemos conta que a situação é recorrente e teve alguns agravantes nos últimos anos, como a construção de muros em terrenos próximos e com o levantamento da rua.
Ela mora no local há mais de 30 anos e conta que a água sempre passou pelo local, mas não costumava invadir as duas residências – dela e da filha – que ficam no mesmo terreno. Além da perda de móveis e equipamentos eletrônicos, como um computador que queimou após uma enchente, a água suja preocupa devido a possibilidade de transmissão de doenças.
O Corpo de Bombeiros de Passo Fundo atendeu a três ocorrências de queda de árvores neste final de semana. Duas delas em via pública e uma caiu sobre uma casa, mas não causou grandes danos. A corporação não recebeu chamados para casos de alagamento.
Previsão
Nesta terça-feira ainda chove, mas não com tanta intensidade como nos últimos dias. Durante a manhã pode ocorrer formação de nevoeiro, ou uma garoa. A temperatura oscila entre 14°C e 22°C.
Já na quarta-feira, devido à entrada de um ar seco e frio a chuva dará uma trégua. O dia será típico de outono, tendo o céu parcialmente nublado e com temperatura mais baixa. A mínima fica em 12°C, e a máxima em 20°C.
Para a quinta-feira a previsão é de que seja a temperatura mais baixa deste outono, podendo chegar a 10°C. Já a máxima deve ficar em 24°C por causa do predomínio do sol durante a tarde.
Na sexta-feira a chuva deve retornar no final do dia. Segundo Sampaio, no início da noite pode ocorrer pancada de chuva em áreas isoladas. A temperatura fica entre 14°C e 26°C.