Música e brindes para comemorar aniversário do Hemopasso

Hoje (29/03), o Hemopasso completa 15 anos. Graças ao sangue doado por quase 160 mil pessoas durante todos esses anos milhares de vidas foram salvas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Os doadores que comparecerem nesta terça-feira no Hemopasso serão recebidos com uma decoração especial, lanche diferenciado, brindes e música. Uma festa para comemorar milhares de vidas salvas. A unidade abastece 54 hospitais de Passo Fundo e região que abrangem 139 municípios. Sua principal missão é desenvolver com excelência suas atividades de captar, triar, coletar, processar, testar e distribuir seus produtos. Além das doações de sangue, o Hemopasso realiza o cadastramento de doadores de medula óssea. Atualmente, já existem 21 mil pessoas cadastradas. O seu principal desafio no momento é fidelizar os doadores de sangue e terminar as obras de ampliação e reforma total do prédio que já se estendem por cerca de seis anos.

Diariamente, são realizadas cerca de 50 doações de sangue, o que corresponde há quase 1,1 mil doações mensais. Um número que consegue atender os hospitais, mas que ainda está longe do desejado. Mensalmente também são realizados 600 cadastros para a medula óssea. O diretor do Hemopasso, Gustavo Cerutti espera que nos próximos 15 anos, esse número de doadores aumente consideravelmente. “Para os próximos anos espero que o Hemopasso continue a sua excelência no atendimento e mantenha a produção de hemocomponentes de boa qualidade e vamos ver se conseguimos ampliar o numero de doadores”, disse Cerutti.

A existência do Hemopasso se deve a uma parceria firmada entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Saúde do Estado, Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde e o município de Passo Fundo que possibilitou à região serviços de Hemoterapia e Hematologia.

Desafios

Cerutti salientou que os principais desafios da unidade é a fidelização dos doadores e a luta para terminar as obras que iniciaram há alguns anos e ainda não foram concluídas. “Gostaríamos que os doadores comparecessem no mínimo três vezes ao ano sem precisar chamá-los. Outro desafio que estou empenhado e determinado em resolver é as obras do Hemopasso”, salientou o diretor do Hemopasso.

Falta de médicos

Durante os últimos meses, a falta de médicos e o não cumprimento da carga horária desses profissionais no Hemopasso foi alvo de denúncias no município. Alguns deles, apenas batiam o ponto e deixavam a unidade. Atualmente, Cerutti disse que o problema foi resolvido. O secretário de Saúde cedeu dois médicos que estão atendendo durante todo o horário de funcionamento.

Em obras há seis anos
Até agora foram realizados apenas 50% da obra total do Hemopasso. No final de 2010, a unidade foi interditada para obras emergenciais a pedido da Vigilância em Saúde.  Durante quase dois meses, as coletas foram feitas de forma itinerante e as doações reduziram mais da metade. Quando retomaram as atividades, a redução no estoque chegou a 80%. Atualmente a situação já foi normalizada. Ainda falta reformar o bloco A que abrangerá o administrativo, a recepção, a captação, a pré-triagem, a triagem e o atendimento a hemofílicos.  No bloco B, onde está atualmente funcionando a unidade metade das obras já foram realizadas. Esse local será destinado para a lancheria, coleta, salas de recuperação, almoxarifado e outras dependências.

Imprevisto adia finalização da planta

Ao finalizar a planta do projeto para as obras, que deverá passar pela aprovação da vigilância sanitária, surgiu mais um imprevisto em relação a uma questão técnica da topografia.  O diretor acredita que o problema será resolvido ainda no mês de abril. Para fazer um serviço completo sem ter que realizar novas obras no futuro, será realizado a drenagem e canalização do pátio. Para isso será necessário o serviço de um topógrafo. “Achávamos que até o final de semana a planta estaria pronta, mas infelizmente não foi viável”, lamentou o diretor do Hemopasso.

Funcionamento do Hemopasso
O atendimento é das 7h às 18h15, sem fechar ao meio-dia. O Hemopasso está localizado na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Parque da Gare. Informações pelo telefone (54) 3311-5555.

Gostou? Compartilhe