Grupo ocupa área na vila Jardim América

Famílias estão no local desde o último sábado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Gerson Lopes/Especial ON

Um grupo de 16 famílias ocupa, há quase uma semana, uma área da prefeitura, localizada na vila Jardim América. Moradores do próprio bairro, eles alegam falta de condições financeiras para o pagamento do aluguel de uma moradia, por isso invadiram a área. Cinco famílias já foram notificadas pela prefeitura para deixar o local no prazo de cinco dias.

Pelo acordo firmado entre eles, o terreno foi dividido em 16 lotes medindo 12x30 metros, cada um. Os grupos trabalham em sistema de mutirão para a construção dos barracos. Pelo menos oito deles já foram erguidos na área. Integrante do grupo, Roseli Moreira, 43 anos, revela que a ocupação já vinha sendo cogitada, mas foi acelerada após informações de que pessoas de outros bairros da cidade teriam interesse em ocupar o local. “Ficamos sabendo disso, então decidimos ocupar. A maioria está aqui desde a criação do bairro e não tem para onde ir. Queremos apenas um espaço para criar nossos filhos e levar nossa vida”, declarou.

De acordo com o grupo, o terreno chegou a fazer parte de um projeto de horta comunitária, criado há mais de 20 anos, pelo próprio município, e que não foi levado adiante. “Meu pai plantava feijão aqui e distribuía para as creches e a comunidade. Quando ele parou de plantar, virou um capoeirão”, afirma Estela Gislaine Almeida, que juntamente com o marido e outros quatro filhos, ocupa um dos barracos.

Sem nenhum tipo de estrutura no terreno, as famílias estão sobrevivendo com a água retirada de uma vertente existente nas proximidades. Os alimentos são preparados em conjunto, assim como a busca pelos materiais utilizados na construção dos pequenos barracos. Em um deles, o casal é obrigado a dividir um colchão de casal com uma filha pequena. “A falta de água e luz é a nossa dificuldade maior, esperamos que algum político venha ver a nossa situação e ajudar”, diz o carpinteiro Nilson Vidal,43 anos.

Gostou? Compartilhe