Chuvas repentinas serão característica do outono

Tal como aconteceu em pelo menos metade da cidade na madrugada de segunda-feira (4) para terça-feira (5), as chuvas que aparecem de surpresa devem se repetir até final de maio

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

A promessa era de chuva apenas para os municípios próximos à divisa com Santa Catarina, mas Passo Fundo pegou parte da área de instabilidade. “Pela minha observação, as nuvens estavam mais concentradas para o lado de Irai, Erechim, Santa Rosa, onde deve ter ocorrido chuva forte e até granizo. Em Passo Fundo, praticamente metade da cidade amanheceu com chuva e ventos”, comenta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.

Por volta das 6h de ontem (5), as rajadas de vento atingiram 55 km/h, mas a chuva não foi muita, ficou em 3,6 milímetros. No mês de abril o total de chuvas é de 6,2 milímetros, o que representa 5% da média de 118,2 milímetros. Uma das explicações para o fenômeno que ocorreu na madrugada foi a grande diferença entre as temperatura mínima da segunda-feira, que foi de 12ºC, e a máxima, que chegou aos 28ºC.

Porém, desde ontem, o ar polar que chegou na região começou a atuar. A máxima durante a tarde foi de 25ºC, mas às 15h30 já havia declinado dois graus. “A temperatura está caindo bastante, por isso, nesta quarta e quinta-feira teremos as temperaturas mais baixas do ano e as primeiras do outono”, salienta Sampaio. Entretanto, a previsão de geada precoce que aparece para o Estado somente deve ocorrer na Serra e no Nordeste.

Na quarta-feira (6), a temperatura mínima deve ser de 12ºC e a máxima chega aos 25ºC, devido ao predomínio do sol, que aquece o clima, especialmente à tarde. “Até pelo menos domingo não marca nada de chuva”, destaca o observador. Na quinta-feira (7) a mínima diminui um pouco e deve ficar em 10ºC e máxima aumenta um pouco: 26ºC. Os dias serão claros a parcialmente nublados. Já na sexta-feira (8), a mínima terá uma elevação, subindo para 12ºC e a máxima fica novamente em 26ºC.

O final de semana também será de predomínio de sol, o que faz com que as tardes sejam quentes. No sábado (9), as temperaturas oscilam entre 13ºC e 26ºC. No domingo (10), o termômetro não muda muito.

Sem chuvas
Pelo menos até segunda-feira (11), não há indicativo de chuva, “mas como vem apontando desde o mês de março, que teríamos chuvas de surpresa, a tendência é que em abril nós tenhamos novamente até 10 dias de tempo bom e de repente entrar uma forte área de instabilidade associada à nebulosidade e ocorrer pancadas de chuva de grande quantidade em pequenas áreas”, alerta Sampaio.

De acordo com ele, o outono como um todo vai ser com essa característica de pancadas de chuva torrencial, rajadas de vento, queda de granizo, e muitas vezes praticamente chover o volume do mês em dois ou três dias. “Essa característica deve ocorrer até o final de maio, o que quer dizer que não está descartado que volte a acontecer o mesmo que no final de semana de 26 e 27 de março. O outono será marcado por essas chuvas que, quando vêm, serão em quantidade muitas vezes acima da media”, ressalta o observador. Já as temperaturas serão as típicas do outono.


Tal como aconteceu em pelo menos metade da cidade na madrugada de segunda-feira (4) para terça-feira (5), as chuvas que aparecem de surpresa devem se repetir até final de maio
Gostou? Compartilhe