Ferrosul volta para pauta de discussão

Há uma boa expectativa para que as obras da ferrovia comecem a ser discutidas. Os impactos econômico e de desenvolvimento serão apresentados em seminário

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

O Secretário Estadual de Infraestrutura, Beto Albuquerque (PSB), vai ser o responsável no Codesul para tratar da Ferrosul. O acerto foi feito na segunda-feira durante encontro de lideranças na posse do governador Tarso Genro no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul em que participaram o vereador Juliano Roso (PC do B) juntamente com Marcelo Petri, do Ministério Público, o prefeito de Nonoai, João Vianei Rubim (PP), e Samuel Gomes, que é uma das lideranças engajadas no tema Ferrosul. O vereador José Luis Segalin (PT), de Carazinho, foi nomeado secretário executivo do Codesul o que dará uma proximidade maior da região com a entidade.

A comitiva comandada por Roso, procurou o deputado Raul Carrion, líder do PC do B na Assembleia Legislativa, e propôs a ele que formulasse uma frente parlamentar pró-Ferrosul para realizar mobilizações para a ferrovia. “Da nossa parte, vamos organizar dois seminários sendo um deles em Passo Fundo e outro em Chapecó/SC para falar sobre o impacto que a ferrovia vai causar nessas regiões, principalmente na economia,” comentou o vereador.

Ainda nesse aspecto, a Valec, que é uma estatal do governo federal e trata da questão das ferrovias, publicou um edital no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, uma licitação para os estudos de viabilidade da ferrovia. Agora, disse Roso, o grande desafio é incluir na lei orçamentária os recursos para a construção da Ferrosul.

O secretário da presidente Dilma Rousseff, Cláudio Vignatti (PT), que é de Chapecó, ficou de fazer a ponte com o governo federal. Beto Albuquerque e o conjunto de secretários estaduais estarão em contato com os deputados federais para incluir na Lei Orçamentária esse recurso para que de fato a obra seja viabilizada. “Temos que acompanhar o orçamento e garantir que essa obra saia do papel e acredito que o momento é impar. Os quatro governadores dos estados-membros se manifestaram positivamente no início de seus mandatos, diferentemente do que aconteceu no ano passado que os governadores estavam em final de mandato, alguns já reeleitos. Eles têm quatro anos pela frente e eu acredito que esse tema agora vai andar”, pontuou Roso.   

O que é
Tem como objetivo encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país. O Codesul constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul. Os estados-membros são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Gostou? Compartilhe