Em cerimônia realizada hoje pela manhã (quarta) na Reserva Maragato, durante o VII encontro da Rede de Unidades de Conservação do norte do Estado, o prefeito Airton Dipp, assinou o o decreto de criação do Parque Natural Municipal do Pinheiro Torto. A área de 29 hectares, fica localizada no Bairro Valinho.
Esse primeiro parque criado oficialmente pela administração municipal, tem entre outros objetivos o de preservar os ambientes naturais ali existentes, bem como proporcionar a realização de pesquisas científicas e desenvolver atividades de educação, recreação e turismo ecológico.
O prefeito disse que aqui em Passo Fundo por iniciativa particular já foram criadas duas Reservas do Patrimônio Natural – RPPNs, e agora é criado o Parque do Pinheiro Torto. “Estamos no caminho da conservação da natureza,” disse ele. “É fundamental estas iniciativas positivas pensando sempre no desenvolvimento sustentável”, completou.
A primeira ação, conforme o prefeito, é recuperar áreas e buscar parcerias, recursos públicos existem, justificou. A segunda ação é de conservação, para a utilização educacional e de recreação.
O secretário de Meio Ambiente, Clóvis Alves, explica que o Parque Municipal Pinheiro Torto, é área lindeira, à Reserva Maragato. Também é a primeira área verde pública de Passo Fundo, observou.
O administrador da Reserva Maragato Rogério Benvegnú Guedes, avaliou como importante o exemplo de Passos Fundo. ' A reivindicação é antiga, estamos indo no sentido do que já existe e os grandes beneficiados serão as crianças e adolescentes, que poderão utilizá-la em suas pesquisas científicas e para recreação”,assinalou.
Ainda durante o evento o prefeito Airton Dipp, fez o plantio simbólico de uma araucária na Reserva Maragato, em homenagem a criação do Parque Pinheiro Torto.
Fonte: Assessoria Imprensa PMPF