Daniella Faria/ON
Desde a semana passada a Secretaria de Transporte e Serviços Gerais está realizando o Mutirão de Limpeza no bairro Integração. Na quinta-feira o Loteamento Parque do Sol recebeu os funcionários, já esta semana está sendo a vez do Professor Schisller, Parque Recreio e Jaboticabal. Entretanto, segundo os roçadores, o lixo encontrado nos matos que crescem na calçada atrapalha o serviço e faz com que ele demore cerca de três vezes mais.
A assessora de Serviços Gerais da Secretaria, Giorgina Martins, diz que a chuva atrapalhou um pouco o cronograma, mas a ordem de atendimento dos bairros não será alterada. O mutirão é realizado por cerca de 70 funcionários da Secretaria, repartidos entre os servidores, terceirizados e do PAC. “Além disso, quando viemos com o mutirão são realizados todos os trabalhos pertencentes ao nosso órgão, como esgotamento de poço, iluminação pública, corte de grama, roçadeira e o trator”, ressalta. O esgotamento no local já foi concluído, e o caminhão segue o percurso na frente do restante do mutirão.
Quanto a ordem dos atendimentos, ela é feita através do número de requisições dos serviços para a Secretaria, principalmente através das Associações de Moradores. Inclusive, dias antes de entrar no bairro, é avisado para o presidente da associação se há mais algum lugar que deve ser atendido.
A princípio o serviço de corte é feito nas partes mais precárias, uma vez que os bairros são grandes e as demandas são muitas. Atender todas as ruas seria praticamente inviável. Já o serviço de recolhimento do que foi retirado acontece depois que tudo está limpo no bairro. Entretanto, esse também está atrasado. “Fizemos o trabalho na Planaltina, mas a demanda de recolhimento foi muito maior do que calculamos. Então, vai atrasar um pouco o recolhimento do Integração, mas cálculo que na próxima semana o serviço já esteja totalmente finalizado por aqui”, avalia.
Corte de grama
A calçada da quadra onde reside Sônia Mara Barbosa, mãe de dois filhos, foi uma das beneficiadas pelo mutirão. Moradora da Avenida Dona Sirlei, esquina com a rua Nicolau Penz, ela diz que a situação anteriormente estava muito precária. “Eles limpavam somente a parada de ônibus que tem aqui ao lado”, disse. Do lado da casa ainda há um terreno baldio, mas com a limpeza da calçada a situação já foi atenuada.
Mara diz que já encontrou animais peçonhentos e ratos, que ela diz ter vindo do matagal. Com uma criança de dois anos em casa o medo aumenta a cada dia. Ela diz que nos finais de semana procura limpar pelo menos a parte da frente da casa, mas as pessoas acabam jogando muito lixo do lado onde o mato está mais alto. “Agora com o calor, tenho receio da dengue também”, diz.
O problema do lixo é outro empecilho para os funcionários que realizam o corte de grama. O coordenador do serviço, Luiz César dos Santos, diz que gasta três vezes mais tempo no trabalho do que se os lugares estivessem limpos. “Levamos cerca de meia hora para fazer um lado de uma quadra. Como encontramos lixo e temos que juntar antes de fazer o corte, senão estraga as máquinas, levamos mais uma hora. Acaba atrasando tudo”, lamenta.
Iluminação Pública
O setor de iluminação conta com a estrutura de dois caminhões. Quando o mutirão é realizado em determinado bairro, todos os chamados do local registrados pelo setor são realizados. A Rua Otto Bade, por exemplo, foi uma das que foi beneficiada pelo serviço ontem. Segundo um dos moradores do local, Ezequiel Pereira, fazia cerca de dez meses que a luz estava queimada. “Como chego de noite, é bem perigoso quando está escuro. Principalmente porque tenho que descer do carro para abrir o portão”, conta. Segundo a assessora de Serviço Gerais cada caminhão consegue atender cerca de 30 chamados por dia.
Próximos locais:
Parque de Exposições Wolmar Salton
São Luiz Gonzaga
Parque Bela Vista
Loteamento Umbu
Vila Operária
Nonoai
Leão XIII
Loteamento Vila Nova
Leonardo Ilha
Nossa Senhora Aparecida
Victor Issler
Ivo Ferreira
Santa Maria
Hípica