?"nibus novos estão fora de circulação

Após rodar por quase um mês, os seis veículos foram recolhidos por falta de pagamento do IPVA

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Gerson Lopes/ON

Um assalto praticado quinta-feira da semana passada no bairro Morada do Sol, em um dos ônibus da nova frota da empresa Codepas, trouxe à tona a situação de irregularidade na documentação dos seis veículos adquiridos pelo município. Ao atender a ocorrência, policiais militares constataram que o IPVA de 2010 não havia sido pago. O ônibus acabou sendo encaminhado para o pátio do guincho. Por medida de precaução, a direção da Codepas decidiu tirar de circulação os outros cinco veículos da frota.

Diretor da Codepas, Saul Spinelli, explicou que o imposto deveria ter sido pago pela empresa Auto Agrícola, vencedora da licitação. Os seis veículos foram entregues ao município em fevereiro deste ano. No dia 4 de março, após pagamento do seguro obrigatório, a frota foi emplacada e vistoriada. Com a liberação da certidão de registro, três dias depois os ônibus já estavam circulando na cidade. “O município é isento de IPVA, mas no sistema do Daer, o chassi apareceu registrado em nome da fabricante Auto Agrícola. Como a empresa não tem isenção, o imposto ficou pendente” afirma. Para regularizar a situação, e agilizar o retorno dos veículos às ruas, a Codepas decidiu quitar a dívida junto ao Detran,  no valor de R$ 502 por cada ônibus, totalizando R$ 3.012.  

Spinelli pretende analisar, juntamente com o departamento jurídico, o pedido de ressarcimento deste valor para a empresa vencedora da licitação. A expectativa é de que os ônibus voltem a circular a partir da próxima sexta-feira.

Investimento

Os seis ônibus adquiridos pela Codepas começaram a circular  na primeira semana de março, mas foram apresentados oficialmente à comunidade dia 19, durante solenidade realizada em frente à igreja Catedral. Par reforçar e qualificar o transporte coletivo da cidade, foram  investidos, 1,5 milhão, oriundos da própria Codepas. Os veículos são totalmente adaptados para portadores de deficiência. Dois deles possuem sistema de ar condicionado.

Gostou? Compartilhe