Carros V8 inauguram espaço cultural

O Centro Cultural Planalto Médio abre as suas portas em grande estilo e potência. Pela primeira vez Passo Fundo e região apreciarão uma Exposição Estadual de Carros V8

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Cultura e automobilismo em um mesmo espaço. A exposição Estadual de Carros V8 inaugura um novo espaço de cultura no município: o Centro Cultural Planalto Médio. Passo Fundo considerado Capital Nacional de Literatura, pólo de saúde e de serviço, começa a mostrar também o seu potencial automobilístico. Colecionadores de carros antigos do município, da região e de alguns Estados do país expõem um dos veículos que mais aguçam os ouvidos e o coração dos apaixonados por carros: os V8. Essa é uma promoção do Museu do Transporte Nacional. O Centro Cultural começa a funcionar oficialmente a partir de hoje (08/04).

O motor V8 é composto por oito cilindros dispostos em quatro cilindros de cada lado unidos pela parte de baixo formando uma espécie de “V”, por isso, o nome “V8”. A Exposição Estadual é uma forma de conhecer parte da história da indústria automobilística nacional e internacional da década de 30 aos anos 80. São cerca de 30 modelos.

O representante do Museu de Transporte Nacional, Róberson Azambuja disse que a ideia é proporcionar ao público a visitação para que eles conheçam esse tipo de veículo que está cada vez mais raro. Não existem mais indústrias que produzem veículos com motor V8. Por consumirem muito combustível, muitas montadoras deixaram de fabricar devido a crise do Petróleo, na década de 80. Alguns modelos V8 chegam a fazer dois quilômetros por litro de combustível.

Romantismo do V8

A exposição desses modelos é pioneira e desencadeia um desejo antigo dos apaixonados por carros. O motor V8 tem um romantismo especial. “O motor V8 transmite a esportividade, aquela força, a potência do motor, um carro veloz... Isso no passado era muito importante”, declarou Azambuja.

Os veículos antigos têm uma essência que não são mais encontrados nos carros modernos.  Na época, os V8 eram febre e sinônimo de status. “Se dava muito valor ao carro que corria mais. Hoje a mentalidade mudou muito. O veículo atual tem outro aspecto social”, disse o representante do Museu Nacional.

Os modelos
Azambuja destacou alguns modelos como o Ford Thunderbird 1955, que é um carro esportivo conversível. Esse foi o primeiro fabricado para concorrer com a Chevrolet, que tinha lançado o Corvette, um ano antes. Uma Ferrari 1974 com motor V8 central que garante a estabilidade também é uma das atrações. O Maverick Holywood foi um dos mais conhecidos da época. Também estão expostos cinco modelos Simca da década de 60. Dois Corvettes da década de 1970 e um Ford Mustang GT 1973 são alguns dos destaques. Os modelos estão licenciados e aptos para rodar.

Confira os modelos presentes na exposição:
- Cabriolet Marmon /1928
- Cabriolet Marmon/1930
- Hot Chevrolet/1938
- Super Buick/1948
- Special Buick/ 1954
- Ford Thunderbird/ 1955
- Cadillac Fleetwood/ 1959
- Super 88 Oldsmobile/ 1959
- Impala Chevrolet/ 1960
- Simca Jangada/ 1962
- Simca Chambord/ 1963
- Simca Rallye/ 1964
- Simca Chambord Tufão/ 1965
- Simca Rallye/ 1966
- Impala Chevrolet/ 1969
- Corvette Stingray/ 1970
- Ford Galaxie LTD/ 1970
- Ford Maverick
- Ford Mustang Mach/1973
- Ferrari Dino 308 GT/ 1974
- Mercedes 450 SL/1974
- Charger R/T Dodge/ 1979
- Charger R/T Dodge
- Magnum Dodge/ 1980
- SE Dodge/ 1980
- Esplanada Chrysler
- Ford Galaxie Landau/ 1982
- Chevrolet Corvette/ 1992

Espaço para a cultura
O Centro Cultural Planalto Médio está localizado na Avenida Brasil Leste 1913, esquina com a Avenida Rui Barbosa. São cerca de 900 m², com um salão grande com dois níveis, calefação e área administrativa. Fotos antigas de Passo Fundo, do tradicional fotógrafo Czamanski, decoram o ambiente.

Azambuja espera que esse local tenha uma grande aceitação e espera realizar diversas exposições de outros segmentos.  “Passo Fundo estava precisando de um lugar assim. É um local de exposição para a arte e cultura”, destacou.
O acesso ao local será mediante o pagamento de ingresso no valor de R$ 10,00. O horário de funcionamento será de quarta a sexta-feira, das 14h às 20h e nos sábados e domingos das 9h às 12 h e das 14h às 20 h. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected]

Um pouco de história
O motor V8 nasceu nos Estados Unidos, em 1914. Depois da Segunda Guerra, ter um carro grande e potente era sinônimo de status. A GM em resposta a Ford criou o seu primeiro V8: um Oldsmobile Toronado 425. Logo depois veio a Chrysler com seu Hemi 331 seguido da Chevrolet e Pontiac. Em 1950, começaram a febre dos “V8 Machines”. Devido ao seu sucesso, os motores V8 foram adotados em vários outros países, principalmente na Europa. No Brasil, o V8 chegou em junho de 1973, quando a Ford lançou o Maverick GT, em resposta ao Chevrolet Opala. A produção não passou de 1979, devido ao alto consumo de combustível e a crise do petróleo no Brasil. O mesmo aconteceu com o Dodge Charger. Sua produção foi encerrada em 1980.

Gostou? Compartilhe