Glenda Mendes/ON
A estimativa é que Passo Fundo possua hoje cerca de 80 praças espalhadas pelo centro da cidade, bairros e vilas. O número é expressivo e requer uma atenção especial, pois muitas vezes é o principal local de lazer da população. Recentemente começaram as reformas na praça Tamandaré, no centro, e na praça Capitão Jovino, no bairro Rodrigues, também conhecida como praça da Santa Terezinha. Agora, em 15 dias, começam as melhorias na praça Marechal Floriano, a praça da cuia.
Além de uma reforma geral na estrutura interna do banheiro da praça, os bancos serão pintados e reformados e o piso externo será restaurado. “Estamos com o projeto praticamente pronto para a reforma no banheiro da praça Marechal Floriano. Está faltando somente orçar para ir para licitação. Vamos fazer toda a recuperação da parte interna, com a colocação de cerâmica nas paredes, troca de todos os sanitários, construção de espaço para cadeirante, que não temos hoje, além do serviço que inclui refazer o reboco, trocar as aberturas, pintura interna e externa e limpeza do telhado”, explica a secretária municipal de Transportes e Serviços Gerais, Mariniza dos Santos. A fachada externa não será modificada, pois o prédio, que foi construído durante a primeira administração de Airton Dipp, permanecerá o mesmo.
Além do banheiro, as melhorias também vão atingir o restante da praça. Para isso já está em andamento o processo de licitação para recolocação do piso interno, que é feito com pequenas pedras. “Vamos fazer o ajuste nos locais onde estão faltando as pedras”, destaca Mariniza. A iluminação será toda nova, feita através de recursos do Orçamento Cidadão, verba destinada ao local a partir de votação das prioridades por parte da população.
A estrutura dos canteiros de flores e o trabalho de paisagismo já começaram a ser feitos. “Estamos plantando grama, reformulando os canteiros, trocando a vegetação por uma mais adequada e fazendo o paisagismo”, salienta Mariniza. A poda das árvores também está prevista, dentro do que permite a lei ambiental, para garantir maior luminosidade.
Os bancos serão retirados, no máximo em 15 dias, para a pintura e reforma. “São estruturas de ferro, que são bonitas e antigas, então não vamos mudar, vamos apenas retirar as madeiras, lixar e pintar os ferros. As madeiras que precisarem serão trocadas e a outras serão pintadas e colocadas novamente”, ressalta.
Valores
O custo total das melhorias ainda não está finalizado, pois o orçamento para a reforma do banheiro ainda não está completo. Porém, somente para iluminação devem ser gastos R$ 70 mil. Outros cerca de R$ 30 serão destinados para a restauração do piso.
Cuia e chafariz
Para o segundo semestre deste ano devem começar os processos de melhorias na cuia e no chafariz. “Não pensamos em reativar o chafariz, pois com a questão da dengue, não podemos executar um projeto hoje que traga problemas no futuro, mas estamos estudando o que vamos fazer ali e, com certeza, faremos algo bonito e não vá trazer problemas para a comunidade”, avalia a secretária.
*Na próxima edição você confere como é feito o trabalho de limpeza e manutenção das praças dos bairros