Glenda Mendes/ON
Somente nos últimos anos, 39 novas praças foram construídas em Passo Fundo. Somadas às já existentes, estima-se que sejam 80 os espaços para lazer em toda a cidade. Em breve, 13 serão concluídas e entregues à comunidade. Mas para mantê-las é preciso um trabalho especial de vigilância e limpeza.
“Nas praças temos mantido sempre alguém fazendo a limpeza, principalmente as centrais, e temos funcionários de quadro que cuidam dos banheiros e limpam”, explica a secretária municipal de Transportes e Serviços Gerais, Mariniza dos Santos. Do ano passado para cá, o corte de grama ficou mais fácil, pois a secretaria adquiriu um trator utilizado especialmente para este tipo de serviço. “Como aumentou o número de praças nos bairros e vilas, muitas vezes não conseguimos manter toda em dia, mas estamos tendo um cuidado especial com estes locais”, comenta a secretária.
Atualmente está sendo construída uma praça no bairro São José, que segue o padrão dos demais bairros. Junto com esta, outras 12 que estão sendo construídas ainda não foram entregues por problemas nos brinquedos. “Tivemos que notificar a empresa, porque tivemos problemas com a empresa que colocou os brinquedos. Ela terá que mudar os balanços e os bancos que foram colocados de forma irregular e não dentro do que foi especificado na licitação. Além disso, rachaduras em alguns brinquedos, como gangorras, precisam que seja feita a substituição”, destaca Mariniza.
Limpeza
“Quando a gente não consegue fazer a limpeza do bairro como um todo, nas praças estamos dando atenção especial. É uma atividade mais específica, em que uma equipe menor faz a limpeza. É uma demanda que a gente procura atender com rapidez, porque é o local que as crianças brincam, principalmente nos bairros”, ressalta a secretária. Mas muitos casos o problema de sujeira ou com brinquedos e bancos acontece por ação de vândalos, o que prejudica o andamento da manutenção desses locais. “Vandalismo sempre temos. Algumas praças entregamos em uma semana e na semana seguinte estava arrebentada”, completa.
Menino Deus
Atendendo solicitação da associação de moradores, estão sendo retirados os brinquedos da praça da comunidade do Menino Deus. “Vamos reformar, fazer os ajustes, porque esses brinquedos serão realocados em outra área do bairro. Hoje está sob o sol e comunidade tem área verde que quer aproveitar”, explica a secretária.
Praça Capitão Jovino
Na semana que passou a secretária Mariniza, acompanhada da arquiteta da Secretaria Municipal do Planejamento, Chris Bortoluzzi Bilibio, estiveram visitando a praça Capitão Jovino para verificar o andamento das obras. “Alguns acabamentos ainda precisam ser feitos, e ainda falta o piso do tunel e a instalação dos bancos, mas a partir de segunda-feira a Secretaria de Serviços Gerais inicia a instalação das lixeiras, que deve melhorar bastante o problema do lixo pelo chão”, comenta Chris.
De acordo com ela, falta ainda a Iluminação, que não está funcionando totalmente e a limpeza, que começa a ser feita na segunda-feira.