Vacinação contra gripe vai imunizar mais de 33 mil pessoas

Pela primeira vez, vacina será trivalente e campanha inclui entre os públicos atendidos pela campanha as crianças, gestantes e trabalhadores de saúde

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

O público total de pessoas a serem vacinadas na 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em Passo Fundo é de 33.285. Dentre o público, pela primeira vez estão incluídas as crianças de seis meses a menores de dois anos, as gestantes em qualquer período da gravidez e os trabalhadores de saúde, além dos idosos e povos indígenas que vem participando da campanha desde o ano de 1999.

De acordo com Mara Dill, do setor de Vigilância Sanitária do município, na quinta-feira da semana passada foi realizada uma reunião em que foram repassadas as primeiras informações sobre como a campanha deverá acontecer. “Já temos o número de população a ser vacinada e na próxima semana começamos a organizar efetivamente a campanha no município”, explica. Este ano, a vacinação será realizada de 25 de abril a 13 de maio, com mobilização nacional no sábado, 30 de abril.
Do total de pessoas a serem vacinadas, 4.011 são crianças, 2.006 são gestantes, 6.045 são trabalhadores de saúde e 21.223 são idosos. “A meta que o Ministério da Saúde propõe é que se vacine pelo menos 80% deste total”, destaca Mara. Este ano a vacina é trivalente, com proteção contra duas cepas de vírus da gripe comum e também contra a gripe A.

Por que ampliar?
De acordo com o Ministério da Saúde, as complicações da influenza, que são as pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão, são mais comuns nos grupos que compreendem idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação.

Crianças
Para as crianças, a vacina é feita em duas doses, por isso os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.

Serviço

Quem será vacinado
Toda a população de 60 anos ou mais, toda a população indígena (acima de seis meses de vida), crianças com idade entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais de saúde.
(Fonte: Ministério da Saúde)

Quem não pode fazer
Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.
(Fonte: Ministério da Saúde)

Gostou? Compartilhe