Glenda Mendes/ON
Além de Passo Fundo, os católicos de Santa Maria e Pelotas aguardam com ansiedade o anúncio sobre a elevação das dioceses a arquidioceses. O anúncio, feito por decreto papal, deverá ser publicado na internet às 7h de hoje, mas em Passo Fundo a novidade já foi previamente anunciada e o Centro Diocesano de Pastoral, através do bispo Dom Ercílio Simon, convocou entrevista coletiva para as 9h, na residência episcopal.
Com isso, Dom Ercílio passa a ser arcebispo e a Catedral Nossa Senhora Aparecida vai amanhecer a quarta-feira com a possibilidade de ser Catedral Metropolitana, ou seja, com ainda mais valor religioso. Com a mudança, Passo Fundo passa a agregar as dioceses de Frederico Westphalen, Erechim e Vacaria.
“Eu diria que a mudança é o reconhecimento oficial da Igreja pela maturidade das dioceses do Norte do Estado, que já trabalhavam unidas”, afirma o bispo Dom Ercílio Simon. De acordo com ele, a formação dos novos padres, por exemplo, já é feita em conjunto entre as quatro dioceses: Passo Fundo, Erechim, Frederico Westphalen e Vacaria. Alem disso, também são trabalhos conjuntos o realizado com o povo indígena, a Pastoral da Criança. “Temos muita coisa em conjunto. Só que não estava oficializada esta união. Era apenas algo interdiocesano, mas agora a união é como Província Eclesiástica, é um crescimento”, avalia Dom Ercílio.
A elevação à arquidiocese faz com que a Catedral, por exemplo, além de maior valor religioso, ganhe mais valor histórico e turístico. A igreja, que passou por reformas no ano de 2009, agora vai figurar entre as principais do país.
O anúncio oficial deverá ser feito por Dom Ercílio Simon durante a entrevista coletiva, mas será possível conferir a novidade antes do horário da entrevista acessando a página do Vaticano na internet.