Redação/ON
A quarta-feira (13) ainda será de pouca chuva, que deverá aparecer apenas em áreas isoladas. Mas no decorrer da semana, uma forte área de instabilidade atinge o Rio Grande do Sul e poderá causar estragos. O alerta é da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, que, de acordo com os boletins, está avisando sobre a possibilidade inclusive de granizo, que pode ocorrer entre quinta (14) e sexta-feira (15).
Conforme o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, o dia hoje amanhece com céu parcialmente nublado a nublado. À tarde, devido a alguma nuvem carregada, poderá haver pancadas de chuva em áreas isoladas. A temperatura mínima fica em 14ºC e a máxima em 25ºC.
Na quinta-feira (14), a previsão aponta a entrada de uma forte área de instabilidade praticamente em todo o Estado, “e na nossa região não vai ser diferente”, reforça Sampaio. Com isso, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva por vezes forte, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo. As temperaturas variam entre a mínima de 14ºC e a máxima de 26ºC.
A sexta-feira (15) será marcada pela permanência da área de instabilidade. “A temperatura mínima se eleva um pouco, será de 16ºC e a máxima pode chegar aos 28ºC e é aí que mora o perigo, pois será um dia abafado, quente e bastante carregado”, salienta o observador. Porém, a área de instabilidade enfraquece e o tempo começa a melhorar já no sábado (16). As temperaturas máxima e mínina não terão muita diferença: 16ºC e 24ºC. “Mas pelo indicativo, à tarde essa área de instabilidade se afasta e domingo é sem chuva”, comenta.
Muita chuva
Segundo Sampaio, entre quinta e sexta-feira poderá se repetir o que ocorreu de 26 a 28 de março: “é o retorno daquelas chuvas que estão sendo características no outono e que já vinham sendo indicadas nos prognósticos, de chover uma grande quantidade em um ou dois dias, podendo ultrapassar a média do mês neste curto período”, avalia.
Até a tarde de ontem (12), as chuvas do mês de abril estavam em 7,6 milímetros, o que representa menos de 6% da média de 118,2 milímetros. “Essas chuvas que vierem, principalmente na quinta e na sexta, podem ser de grande quantidade, podendo chover de repente a media do mês. Além disso, será uma chuva localizada e deve atingir praticamente toda a região do Planalto”, alerta.
Em março, as chuvas foram poucas até o dia 25. Em seguida, em três dias, a quantidade ficou bastante superior à média. “A tendência é que isso ocorra nessa quinta e sexta-feira, mas como a previsão é dessa ocorrência para todo o Estado, pode ser que para a nossa região não seja em tão grande quantidade assim”, destaca Sampaio.