Saneamento básico em debate

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O saneamento básico foi o tema debatido durante a manhã de ontem no IV Simpósio Nacional sobre o uso da água na agricultura e o I Simpósio Estadual sobre os usos múltiplos da água. O saneamento é fundamental para a saúde das pessoas e para a preservação do meio ambiente. Segundo o professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, Dieter Wartchow, o planejamento é o passo básico para a implantação de um sistema do tipo.

Segundo Wartchow, é a partir de um plano municipal que se buscam programas, e se analisa a viabilidade, as metas e as ações a serem implantadas. “O plano visa, a partir de um diagnóstico, conhecer as áreas que são deficitárias para se buscar ações e resultados positivos para incrementar o saneamento”, explicou Wartchow.

O palestrante da Agência Nacional de Águas (ANA/DF), Marcelo Mazzola, enfatizou que a falta de conhecimento dos municípios e de investimento em recursos humanos para fazer o planejamento contribuem para a realidade precária do saneamento. A média de distritos atendidos pelo Sistema de Esgoto Sanitário (SES) é de 22%, sendo que nos municípios com mais de cinco mil habitantes, este percentual se eleva para 27%.

Gostou? Compartilhe