Vendas de Páscoa estão antecipadas

Comemoração da data no penúltimo final de semana do mês fez consumidor adiantar as compras

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Este ano o domingo de Páscoa será no penúltimo final de semana do mês, dia 24 de abril. E este foi o motivo que levou os consumidores mais cedo para as lojas em busca dos ovos e guloseimas para serem entregues neste dia. Isso, porque o costume é que as compras sejam feitas nos dias próximos ao calendário de pagamento, que acontece sempre até o quinto dia útil de cada mês.

Apesar disso, as compras de última hora também são esperadas, pelo menos em Passo Fundo. Em função disso, o feriado de Tiradentes, na quinta-feira anterior, dia 21 de abril, será de comércio aberto, principalmente para as lojas especializadas no setor de chocolates. “Este ano a Páscoa vai acontecer num período diferente do ano passado, não será em início de mês, por isso as vendas começaram mais cedo”, comenta Cátia Migliorini, proprietária da Loja Cátia.

De acordo com ela, o movimento de clientes em busca das guloseimas da Páscoa sem sido constante desde que o mês de abril começou e a preferência novamente tem sido pelos ovos de chocolate dos personagens famosos. “Sempre os personagens da época são os mais vendidos. Este ano, os ovos da Barbie, Bakugan, Shrek estão saindo bastante. Além desses, a procura também é grande pelos bombons tradicionais”, ressalta. É essa procura que vai fazer com que a loja esteja à espera dos consumidores no dia 21 de abril. “Abriremos somente à tarde, porque sabemos que algumas pessoas só têm mesmo esta data para fazer as compras”, completa.

Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas, a abertura ou não das lojas no feriado do dia 21 é opcional. Diferente de épocas como o Natal, não existe designação ou sugestão de horário de funcionamento. A abertura ou não é feita a partir de um acordo dos lojistas com o sindicado dos trabalhadores do setor.

Pesquisa nacional
Em nível nacional, os empresários do setor não estão muito otimistas. De acordo com o Serasa, uma pesquisa realizada revela que 49% dos entrevistados esperam aumentar seu faturamento na Páscoa, 33% repetir o crescimento de 2010 e 18% prevêem redução. Na Páscoa do ano passado, a expectativa sobre a elevação do faturamento foi recorde, quando 58% estimavam elevação do faturamento.

Gostou? Compartilhe