Inauguração da Manitowoc em março de 2012

Município entregou para a empresa o projeto que autoriza a doação de área por parte da prefeitura. O vice-presidente mundial enfatizou durante a solenidade o desejo de concretizar o início da operação em 11 meses

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Natália Fávero/ON

O prefeito Airton Dipp entregou ao vice-presidente da Manitowoc, Larry Weyers, o projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores que autorizou o município a doar uma área de 45 hectares e de propiciar incentivos econômicos e fiscais a empresa. A entrega foi realizada no final da tarde de ontem, no gabinete do prefeito. Além do vice-presidente, esteve presente o Gerente Geral de Operação no Brasil, Mauro Nunes. A solenidade foi considerada um importante passo para a instalação da empresa e contou com o secretariado municipal, vereadores, empresários, sindicatos, associações, entidades comunitárias e outras autoridades. Weyers salientou que a expectativa é iniciar as operações da empresa de guindastes em março de 2012.

Na última quinta-feira, o projeto foi aprovado em sessão extraordinária pelos vereadores. A proposição autoriza, além da doação do terreno, a concessão de benefício econômico através dos serviços de aterro ou de terraplanagem no terreno doado, de pavimentação dos acessos, disponibilização de rede de águas e de energia elétrica e acesso a serviços de telefonia e internet banda larga.

A Manitowoc também terá isenção total do pagamento IPTU do imóvel doado por sete anos. O município se compromete em manter a alíquota do Importo Sobre Serviços (ISS), no percentual mínimo permitido pela legislação federal que é de 2%. Em caso do não cumprimento por parte da empresa das obrigações que constam no Protocolo de Intenções, os benefícios serão perdidos. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Miguel Scheis, a instalação dessa empresa ficará marcada na história do município.

O secretário de Desenvolvimento, Marcos Cittolin, que foi parabenizado por todos pelo seu empenho na negociação da implantação da empresa no município, disse que a empresa vem agregar valor na economia de Passo Fundo. “Uma empresa com dimensões mundiais que nos orgulha por escolher o município e vir contribuir com seu desenvolvimento”, disse Cittolin.

O Gerente Geral de Operações da empresa, Mauro Nunes agradeceu a receptividade dos passo-fundenses e enfatizou que a Manitowoc veio para crescer, gerar renda e benefícios. Já o vice-presidente da empresa de guindastes, Larry Weyers, salientou que uma das características da empresa é investir em projetos sociais na comunidade como cursos profissionalizantes. Larry destacou o anseio em iniciar as obras, porque em março do próximo ano fará a inauguração do empreendimento. No mês de março, está programada a vinda de todos os diretores para a inauguração das instalações. “Estamos buscando pessoas para trabalhar na empresa, desenvolvendo o projeto de infraestrutura e de expansão futura”, salientou o vice-presidente.

O prefeito Airton Dipp enfatizou a importância da Manitowoc para o desenvolvimento social e econômico do município, aumentando o PIB. Passo Fundo será o segundo pólo metal mecânico do Estado e esta será a primeira indústria de grande porte local que não tem envolvimento com o setor da agricultura. “As máquinas do município estão trabalhando com intensidade na terraplanagem do local, para que em 30 dias a obra física seja iniciada”, afirmou Dipp.

Município garante posse definitiva da área, mas impasse nos valores continua

Em março desse ano as obras de terraplanagem foram interrompidas depois que o proprietário da área entrou na Justiça em função de uma liminar para reaver os valores de desapropriação. O secretário de Desenvolvimento explicou que dentro da uma nova avaliação judicial, o município efetuou um depósito complementar que garante a emissão de posse definitiva e disse que a única questão agora são os valores. O total da desapropriação ficou em torno de R$ 3 milhões. Ele garantiu que a área está garantida. “A posse definitiva nos permite a licença prévia, o que nos leva a buscar a licença de instalação. A terraplanagem já foi iniciada e em alguns dias começaremos a fundação para posteriormente iniciarmos as obras”, explicou Cittolin.

Empresa deverá iniciar operações com menos de cem funcionários
O gerente geral de operações no Brasil explicou que deverão começar a operar com cerca de 85 funcionários diretos, mas que para os anos seguintes esse número aumentará. “O processo de seleção iniciou há duas semanas e estamos procurando principalmente engenheiros. O processo de seleção está sendo feito por uma empresa local e precisamos ter essas pessoas antes do início da operação para o treinamento, inclusive nos Estados Unidos”, disse Nunes.

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