Mais literatura na praça

Família Zanatta constrói quiosque da leitura na praça do Hospital da Cidade para homenagear o filho que era escritor

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniella Faria/ON

Uma iniciativa particular irá beneficiar toda a comunidade. Para homenagear o menino Roberto Pirovano Zanatta, que faleceu aos 10 anos, e aos 8 já havia escrito três livros, a família resolveu construir um Quiosque da Leitura na praça do Hospital da Cidade. A obra que já foi iniciada, deve ser entregue nos próximos 90 dias.

O empresário Cláudio Zanatta é um dos responsáveis pelo empreendimento. Ele conta que a idéia surgiu de conversas com a professora Tânia Rösing, coordenadora das Jornadas Literárias. Como o filho tinha uma paixão pelos livros, ele queria incentivar de alguma forma a leitura, e essa foi uma das encontradas. “Fizemos um fundo, juntamente com a família, para completar o que fosse possível”, diz.

O pai diz ainda que apesar de partir cedo, o menino deixou ainda três obras inacabadas. Com a ajuda da antiga professora, os livros foram concluídos e serão lançados na próxima Jornada de Literatura. “Quando ele lançou o primeiro, em uma das edições do evento, foi um dos livros mais vendidos”, destaca.

Além do quiosque, também serão construídos novos banheiros. Os antigos já foram demolidos. Até que ele fique pronto, a Secretaria de Serviços Gerais disponibilizou banheiros químicos para o local, que é uma das praças mais freqüentadas da cidade.

A secretária de Serviços Gerais, Mariniza dos Santos, diz que outros investimentos menores serão feitos na praça, que foi totalmente remodelada há cerca de dois anos. Uma nova tela de proteção será colocada no espaço que divide o campo do espaço dos escoteiros. “O prédio está rachando por causa das bolas que batem ali, então temos que cuidar. Afinal, os escoteiros ajudam bastante a cuidar da praça”, ressalta.

Ela diz que esse é um dos locais que mais recebe atenção do órgão. Quase semanalmente é feito o corte de grama, e ainda há dois funcionários que trabalham diariamente. A secretária pede ainda a colaboração da comunidade para ajudar a manter o local agradável e aconchegante. “É importante que as pessoas colaborem também ao levar seus animaizinhos na praça. Se o município tiver que recolher tudo que eles deixam no local, não vamos dar conta. Não custa nada levar um saquinho. Estamos fazendo um esforço tremendo para deixar esses locais mais bonitos”, finaliza.

Praça Capitão Jovino

Conhecida também como Praça da Santa Terezinha, a Capitão Jovino vem recebendo melhorias há mais de um ano. Irregularidades nas obras e as chuvas fizeram com que o local fosse entregue com atraso. Ao todo, estão sendo investidos R$ 338,795 mil.

A secretária de Serviços Urbanos acredita que até a primeira quinzena do próximo mês as obras estejam concluídas. Foi trocados todo o piso, remodelado canteiros, colocado nova iluminação e ainda serão instalados novos bancos. Mariniza diz ainda que uma parceria entre prefeitura e a Associação dos Amigos da Praça ainda irão trocar os brinquedos do parquinho e construir novos banheiros. “Os de hoje não têm mais condições de uso”, fala.

Gostou? Compartilhe